Superfícies refletivas e brilhantes geralmente permitem a criação de designs individuais e de alta qualidade. Como tal, a demanda por produtos com superfícies refletivas está aumentando continuamente. Estes incluem peças de alojamento para dispositivos eletrônicos, telas, espelhos retrovisores ou deflexão.
Espelhos em head-up displays, bem como componentes externos do carro, como colunas B, painéis, guarnições decorativas, tampas de tanque ou faróis. Hoje, o preto piano como uma variante de alto brilho de superfícies plásticas em interiores de veículos tornou-se quase padrão na construção de automóveis de alta qualidade.
Esses produtos geralmente são fabricados usando processos de moldagem por injeção, onde plásticos líquidos quentes são injetados em uma forma ou molde e depois deixados para esfriar e endurecer. Depois que o plástico esfriar completamente e o molde for aberto, o plástico endurecido tem idealmente a forma exata para se encaixar perfeitamente no espaço oco do veículo. No entanto, erros de processamento podem resultar em inúmeras falhas e defeitos no componente. Os fabricantes devem diferenciar entre dois desafios quando se trata de controle de qualidade.
Detecte Defeitos Cosméticos com Confiabilidade
Defeitos cosméticos, como rebarbas nas juntas, impurezas ou inclusões, são geralmente causados por pressão de injeção incorreta. Depende do componente se esses defeitos podem ser corrigidos em processos a jusante ou se são insignificantes. Para componentes não transparentes, ou se forem polidos, pintados ou revestidos após a etapa de moldagem por injeção, os defeitos superficiais muitas vezes não são relevantes nesta etapa do processo.
Leia também: Superando problemas de vibração usando interferometria a laser
No entanto, este não é o caso de defeitos que ocorrem após o revestimento ou pintura, incluindo arranhões ou efeitos de casca de laranja. Esses defeitos cosméticos em componentes brilhantes são facilmente perceptíveis ao olho humano.
No entanto, procedimentos comuns de inspeção, como projeção em tira ou fotogrametria, baseados em reflexão difusa, mal conseguem detectá-los e transformá-los em dados de medição utilizáveis.
Processos de medição como a interferometria de luz branca raramente são viáveis aqui devido ao tamanho do campo de medição muitas vezes insuficiente. Ao mesmo tempo, a inspeção manual da superfície dessas peças é um procedimento trabalhoso, caro e sujeito a erros.
Detectar defeitos de formulário de forma confiável
As deformações indesejadas continuam sendo um dos defeitos típicos dos componentes moldados por injeção. Entre outras causas, podem ocorrer quando a temperatura do molde ou do plástico injetado não está ajustada corretamente. Distorções e entalhes também podem surgir se a superfície colapsar. Por exemplo, se a massa plástica injetada em áreas mais profundas do componente encolhe ou não foi injetado plástico suficiente.
Quando se trata de componentes ópticos, como head-up displays, distorções na faixa de milidiópteros podem prejudicar significativamente a função do componente. Ao contrário dos defeitos cosméticos, essas distorções não podem ser vistas a olho nu, proibindo a inspeção manual.
A deflectometria detecta: A forma e quaisquer defeitos em uma única etapa de medição
A deflectometria de medição de fase é um processo particularmente confiável para medir superfícies refletivas ou parcialmente refletivas. Com sua linha de sensores SpecGAGE3D, a ISRA VISION estabeleceu novos padrões e aperfeiçoou o processo.
O sistema projeta padrões de listras nas superfícies refletoras a serem inspecionadas. O padrão de faixa refletiva é então gravado por várias câmeras de diferentes perspectivas e avaliado. Com base na distorção do padrão de listras gravado, a topologia do componente pode ser calculada.
A topologia determinada por esse processo é então comparada ao modelo CAD, um gêmeo digital do componente, em apenas alguns segundos. Um mapa de diferença de altura, com precisão de micrômetro, ilustra os desvios do modelo esperado. Ao mesmo tempo, o sensor detecta rugosidade local e defeitos cosméticos na superfície.
Em uma única etapa de medição que economiza tempo, o SpecGAGE3D detecta de forma confiável a forma e quaisquer defeitos em componentes moldados por injeção de alto brilho e outros componentes refletivos ou transparentes. Ao comparar as imagens com o modelo CAD, o sistema detecta desvios de tom até a faixa de milidiópteros, com defeitos locais sendo detectados até a faixa de nanômetros.
Defeitos de pintura, inclusões, defeitos de injeção e outras falhas são detectados, classificados e documentados de forma rápida e confiável. As conclusões tiradas dessas inspeções permitem que os processos sejam ajustados rapidamente, otimizando a produtividade, economizando recursos e reduzindo os tempos de operação da máquina.
Além disso, tempos de medição mais curtos permitem que taxas de ciclo mais altas sejam alcançadas. Este processo de medição completo coloca a qualidade sem defeitos ao seu alcance, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso site.