Quando uma máquina está há muito tempo operando sem pausas, dia após dia, erros no funcionamento podem se tornar corriqueiros. Então, como prevenir para que falhas não aconteçam? É aí que entram em cena a calibração, a verificação e a correção.
Várias tarefas exigem um bom desempenho de todo o maquinário, seguindo as recomendações e especificações técnicas de cada função. Portanto, garantir a qualidade das máquinas é uma cautela que deve ser seguida por todos os líderes e trabalhadores envolvidos.
Mas, como existem diferenças entre essas três medidas preventivas, é necessário conhecer mais sobre a importância de cada uma delas no resultado das produções realizadas. Frisamos este ponto porque, de uma forma ou de outra, é comum confundir as definições e os melhores usos em cada máquina.
Já pensou em contratar um serviço de calibração quando, na verdade, o seu maquinário precisa de uma correção?
Em razão disso, nós organizamos este material com o intuito de elencar todas as diferenças entre a calibração, a verificação e a correção. Confira logo abaixo.
O que é a calibração
A calibração é um procedimento que coleta informações específicas a partir de um valor que normalmente é obtido por um instrumento de medição. Na comparação entre o que é considerado um padrão e o que é alcançado com a medição, é possível encontrar erros e falhas que não são apropriados em determinado equipamento e ajustá-los.
Em outras palavras, a calibração analisa todas as informações e diz qual é a situação em que uma máquina se encontra.
Na hora de realizar uma calibração, o profissional deve levar em conta as normas do INMETRO, as referências técnicas corretas e o que o fabricante recomenda. Dessa forma, a ação será feita da melhor maneira possível.
É importante destacar que a calibração não deixa o equipamento funcionando da maneira como deve ser, apenas esclarece como é a situação em que ele se encontra.
A importância de calibrar uma máquina
Com uma máquina calibrada, toda a produção em que ela está envolvida ganha mais segurança e os trabalhadores ficam mais tranquilos ao longo dos processos.
Dar atenção à calibração das máquinas é, antes de tudo, adotar uma prevenção responsável e que pense na empresa, nos colaboradores, na produção e nos clientes.
Não deixe de conferir: Pontas de Medição: Conheça os Tipos e as Diferenças
O que é a verificação
A verificação é um procedimento muito mais detalhado que a calibração, ou seja, mais prático. A verificação pode ser realizada com acessórios regulados que permitam distinguir alguma diferença entre o funcionamento atual e o que deveria ocorrer.
O teste de verificação não exige tanto rigor técnico, sendo mais como uma alternativa para esclarecer dúvidas aos colaboradores e superiores.
Ou seja, é apenas uma verificação comparativa com a mesma parte em outra máquina que esteja normalmente dentro do esperado. Ainda assim, a verificação deve ser feita periodicamente para certificar se as atividades estão ideais.
Por mais que possa se assemelhar à calibração, a verificação averigua somente uma parte da máquina e não o todo, além de não fazer ajuste algum.
A importância de verificar uma máquina
O procedimento de verificação demonstra erros que podem ser críticos para o desenvolvimentos das tarefas diárias. Realizando a verificação, é possível criar um histórico para manutenções futuras, algo extremamente relevante.
A verificação também é indicada para fazer laudos rotineiros sobre as máquinas, devendo respeitar cada característica dos equipamentos.
O que é a correção
Depois de realizar a calibração e a verificação e mesmo assim for percebido uma anormalidade, entra em cena o trabalho da correção. Com um técnico conhecedor do maquinário e apto a realizar uma manutenção detalhada, a correção de movimentos e usos das máquinas será completamente eficaz.
Essa manutenção corretiva ocorre com regulações em todos os aspectos que influenciam na operação de determinado equipamento, sejam superficiais ou interiores.
A correção pode ser realizada de três maneiras distintas: automática, semi-automática e manual. O que vai determinar a escolha de cada uma é o grau de problema que o equipamento apresenta.
É válido destacar: a validade desta correção só é reconhecida se o técnico possuir autorização e credenciamento pelo INMETRO.
A importância da correção de uma máquina
A correção deve ser feita tão rápido quanto for possível, já que costuma ser requisitada em casos de emergência nas organizações. É, acima de tudo, um procedimento que faz os ajustes necessários nas máquinas e reduz o risco de haver um problema semelhante outra vez.
Pense o seguinte: com uma máquina apresentando falhas e nada sendo feito para solucionar o caso, a produção relacionada a ela ficará comprometida e os resultados das produções conjuntas serão insuficientes.
Dito isso, entender a importância da correção ajuda no pleno funcionamento do trabalho da empresa.
Quais as diferenças entre a calibração, a verificação e a correção
Como você conseguiu ver, a calibração, a verificação e a correção são complementares e seguem alguns passos lógicos.
Para que a manutenção correta da máquina possa ser feita, os três procedimentos precisam ser feitos em conjunto para atestar os erros e seguir no caminho da melhoria.
No entanto, é recomendado prestar bastante atenção nas diferenças entre cada uma delas. Veja abaixo:
– A calibração faz comparações a partir de padrões e ajusta o que for possível;
– A verificação examina partes do todo para reconhecer as mais variadas falhas;
– A correção realiza todos os ajustes necessários de acordo com as normas.
Fique atento com estas diferenças para não solicitar um serviço pensando que é outro, já que isso pode comprometer o correto funcionamento de cada uma das máquinas e gerar atrasos incômodos nos trabalhos.
Em vista disso, uma boa sugestão é sempre investir nas três soluções e contratar profissionais capacitados para realizá-las. Nós, da Enterfix, temos diversos produtos e serviços que oferecem soluções para o ramo da metrologia e você pode conhecê-los clicando aqui.
Que tal conhecer mais assuntos sobre a metrologia? Se você curtiu este artigo, acesse o nosso blog para ler mais conteúdos relacionados.