Um dos grandes desafios relacionados a metrologia nas empresas é o entendimento da medição como um processo. Para isso, a norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de gestão de medição: Requisitos para os processos de medição e equipamento de medição apresenta o conceito de processo de medição e sua importância para a qualidade.
Desta forma, a ISO 10012 recomenda que os processos de medição sejam considerados como processos específicos que objetivem dar suporte à qualidade. E essa recomendação está em acordo com outro princípio da qualidade: a abordagem de processos, presente na norma ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade: Requisitos.
Como funciona o processo de medição?
De forma simplificada, o processo de medição é definido como o conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza. Isso significa que o processo de medição é, então, o conjunto de métodos e meios utilizados para realizar uma medição.
E os 5 elementos a seguir afetam a qualidade do resultado de um processo de medição:
- as condições ambientais;
- a definição do mensurando;
- o procedimento de medição;
- o conhecimento e habilidade do operador, e;
- o equipamento de medição.
Todos esses elementos são fundamentais para obtermos medições confiáveis para garantir a qualidade.
Como ocorrem as saídas no processo de medição?
Os resultados de medição são as saídas do processo de medição. Todos os elementos do processo de medição afetam a qualidade do seu resultado e sua confiabilidade. As condições ambientais devem ser conhecidas e preferencialmente controladas, o operador deve ser devidamente treinado, o procedimento de medição deve ser adequado e tecnicamente válido, o equipamento de medição deve ter a precisão adequada e o mensurando (grandeza que queremos medir) deve estar definido com a exatidão requerida.
É importante dizer que o resultado completo de uma medição não é um número. Considerando que toda medição realizada apresenta erros, é necessário, então, apresentar a faixa de dúvidas no resultado da medição. Essa faixa de dúvida é conhecida como a “incerteza de medição”.
A importância da medição na qualidade
A busca pela qualidade, seja de um produto ou processo, está diretamente ligada aos processos de medição utilizados e a qualidade dos resultados que eles apresentam. Assim, não é possível controlar a qualidade de um produto ou processo sem medições confiáveis.
A inspeção da qualidade, o recebimento de matéria-prima, o desenvolvimento de produtos e processos, o uso da ferramenta de controle estatístico de processos, entre outros, são exemplos de situações em que uma medição sem qualidade pode gerar grandes problemas.
Quando a medição não é confiável, por exemplo, ao receber uma matéria-prima podemos gerar um grande problema para a produção. Um erro de medição não identificado ou acima do aceitável pode causar uma decisão errada ao aceitar a matéria-prima que deveria ser reprovada, afetando diretamente a qualidade.
A tomada de decisão para ajustar uma máquina, recusar uma matéria prima, alimentar informações de um indicador de produtos não conformes, são outro exemplo de informações diárias derivadas de medições. Dessa forma, como podemos confiar em ações e decisões tomadas com base em informações obtidas de medições não confiáveis?
Conclusão
Quando olhamos para a importância da medição na qualidade realmente entendemos a necessidade de tratarmos a medição como um processo! E isso conforme o princípio da qualidade “abordagem de processos”, apresentado na norma ABNT NBR ISO 9001.
A metrologia, ciência da medição, é fundamental na busca pela qualidade da medição e pelas melhorias dos processos de medição. Afinal, uma gestão eficaz dos processos de medição minimiza riscos, ajuda a garantir conformidade e maximiza resultados.