A influência de variáveis ambientais em medições de alta precisão é um tema muito importante dentro do mundo da metrologia e envolve uma série de fatores que tendem a afetar os trabalhos do dia a dia de inúmeras empresas.
Isso porque pequenas variações nas condições ambientais podem afetar significativamente os resultados das medições, ainda que sejam feitas por profissionais e com equipamentos metrológicos adequados.
Como consequência natural disso, toda a produção de uma empresa pode ser comprometida se as variáveis ambientais exercerem uma grande influência nas medições rotineiras e não forem controladas o suficiente para estarem dentro dos parâmetros de segurança.
Logo, é fundamental que as empresas que fazem o uso de medições de alta precisão ao longo dos seus processos conheçam mais a respeito dessas variáveis ambientais e possam desenvolver os seus trabalhos com mais qualidade.
No artigo de hoje, você vai conhecer mais sobre a influência de variáveis ambientais em medições de alta precisão e como é possível controlá-las de forma eficiente. Esperamos que você aproveite o conteúdo e que faça uma boa leitura.
A influência de variáveis ambientais em medições de alta precisão
Para começar a entender a influência das variáveis ambientais nas medições de alta precisão, é necessário compreender as fontes que podem causar algum tipo de erro nesse processo.
Algumas dessas fontes mais comuns relacionadas às variações ambientais incluem a temperatura, umidade, pressão atmosférica e as vibrações e são vistas com certa frequência nas empresas.
Essas variáveis ambientais podem afetar a precisão das medições de diferentes formas e magnitudes, dependendo do tipo de instrumento utilizado e do processo que está sendo realizado.
Confira mais detalhes sobre essas variáveis ambientais relacionadas às medições de alta precisão logo a seguir.
Temperatura
A temperatura é uma das variáveis ambientais mais críticas no controle de medições de alta precisão, já que a maioria dos materiais, incluindo metais e plásticos, sofrem mudanças de dimensão quando expostos às variações de temperatura.
Uma barra de aço tende a se expandir ou contrair dependendo dos graus Celsius do ambiente, algo que pode afetar significativamente a precisão das medições de alta precisão de comprimento, por exemplo.
Para controlar a influência da temperatura, é importante manter a sala de medição em uma temperatura constante e monitorar regularmente a temperatura dos instrumentos e objetos de medições de alta precisão.
Alguns instrumentos, como os medidores de comprimento, têm compensação automática de temperatura incorporada, mas isso não é uma regra em todos os tipos de instrumentos de medição.
Umidade
A umidade é outra variável ambiental que consegue comprometer as medições de alta precisão porque pode abalar a expansão e a contração de materiais, bem como a viscosidade de fluidos.
A precisão de medições de densidade ou viscosidade de líquidos em específico costuma bastante ser prejudicada, tendo em vista que a umidade desestabiliza a condição ideal dos fluidos de todo o maquinário.
Desse modo, a sala de medição precisa contar com um sistema de climatização ou até mesmo desumidificadores para que seja possível controlar a influência da umidade.
Além disso, existem instrumentos de medição de alta precisão que possuem uma compensação automática de umidade, mas isso é ainda menos comum do que a compensação de temperatura do tópico anterior.
Leia este artigo também: Metrologia e Segurança Do Trabalho: Como a Tecnologia Pode Ajudar a Salvar Vidas
Pressão atmosférica
A pressão atmosférica, como uma das variáveis ambientais, exerce a sua influência nas medições de alta precisão de uma maneira que causa complicações na densidade dos materiais que serão medidos.
Um exemplo clássico da influência da pressão atmosférica é nas medições de densidade de líquidos e gases que fazem parte do processo produtivo e precisam passar por avaliação metrológica bastante minuciosa.
É possível controlar a influência da pressão atmosférica por meio de aferições na sala de medição, que entregarão os resultados reais sobre como está o ambiente e, assim, os profissionais terão as condições para corrigir o nível dessa pressão.
Essas aferições podem ser feitas usando instrumentos de medição de alta precisão de pressão atmosférica ou também através de softwares de correção automática.
Vibrações
Por fim, as vibrações também são variáveis ambientais e têm influência em medições de alta precisão. Independentemente do grau das vibrações, elas são capazes de provocar instabilidade nos equipamentos e na precisão das medições.
As vibrações são causadas por diferentes fatores, incluindo tráfego de veículos, equipamentos de construção próximos e até mesmo o grande movimento de pessoas na sala de medição ou próximo a ela.
O controle da influência das vibrações é necessário para que, durante as medições, não exista uma interferência externa que desequilibre o andamento das atividades na sala de medição.
Pensando nisso, é viável usar isoladores de vibração e amortecedores para fugir das vibrações, além de posicionar os instrumentos de medição de alta precisão em áreas que sejam menos afetadas pelas vibrações.
Conclusão
A influência das variáveis ambientais nas medições de alta precisão é um fator crítico que deve ser controlado para garantir resultados mais precisos e confiáveis para as empresas.
A temperatura, umidade, pressão atmosférica e as vibrações são variáveis ambientais que podem afetar todas as medições de alta precisão, então é de suma importância analisar minuciosamente qualquer situação que fuja dos padrões e tenha potencial para comprometer os resultados das produções.
Para reduzir a influência dessas variáveis ambientais, é fundamental manter o ambiente da sala de medição estável e livre de qualquer ação externa. Ademais, é interessante monitorar as medições de perto e corrigi-las conforme as condições do ambiente.
Ao fazer esse controle das variáveis ambientais de maneira eficaz, as medições de alta precisão serão realizadas com confiança e precisão extremas.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de conferir esse estudo da influência de variáveis ambientais em medições de alta precisão.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Enterfix, produzimos sobre influência de variáveis ambientais, medições de alta precisão, metrologia, dicas de medições e outros assuntos relacionados.