Os apalpadores industriais são equipamentos bastante utilizados nas indústrias que necessitam de uma grande precisão nas medições feitas no dia a dia, diminuindo drasticamente as chances de erros nos valores obtidos.
Essa importância é reconhecida por todos os profissionais que trabalham diretamente com os apalpadores industriais, o que ajuda a manter os processos de medições com menos erros e as produções dentro dos padrões de qualidade e de segurança.
Contudo, alguns erros podem sim existir ao longo do uso dos apalpadores industriais, visto que estes instrumentos de medição podem desgastar e estar com as suas funções totalmente comprometidas.
Mas também há o lado humano nesta equação e os colaboradores que utilizam os apalpadores industriais podem cometer vários erros, logicamente sem a intenção de errar. Afinal de contas, estamos todos suscetíveis a nos enganarmos.
No artigo de hoje, você vai conhecer os principais erros a se evitar ao usar os apalpadores industriais para garantir medições mais assertivas e produções mais padronizadas. Esperamos que o conteúdo seja útil e que você aproveite a leitura.
O que é um apalpador industrial?
Para começarmos a falar sobre o assunto, é válido explicar que um apalpador industrial é um instrumento de medição que funciona como uma chave. Essa chave é ativada quando estabelece contato com uma peça, por exemplo.
Esse contato normalmente ocorre em medições dimensionais, que são utilizadas Máquinas de Medição por Coordenadas (CMMs) e exercem um papel relevante nas mais diferentes demandas da metrologia.
A partir disso, o apalpador industrial fornece dados geométricos acerca da peça, demonstrando as medidas como um todo e o mais corretas possível. Com relação a esses dados, há uma variação entre exatos e precisos.
- Exatos: toleram leves desvios nos dados das medições das peças ou apenas dentro dos limites aceitos como padrões.
- Precisos: mostram números rigorosamente corretos relacionados à quantidade, execução e desempenho das peças.
Ao ter estes dados de medição em mãos, os profissionais de metrologia conseguem constatar se as peças conferidas seguem os padrões de qualidade recomendados e estão aptas a desempenharem as suas funções corretamente.
Erros que devem ser evitados ao usar apalpadores industriais
A rotina de uma indústria exige processos muito bem alinhados e precisos ao longo das demandas, tendo em vista que a linha de produção é enorme e requer cuidados por parte de todos os colaboradores envolvidos.
Este também é o caso dos apalpadores industriais, pois devido à importância que possuem nas medições, é necessário evitar alguns erros quando estes instrumentos forem usados.
Veja logo abaixo os principais erros que precisam ser evitados ao usar os apalpadores industriais.
Medidas de peças e ferramentas
Um dos principais erros a se evitar ao usar os apalpadores industriais é medir peças, ferramentas e afins de maneira inadequada, seja por desgaste destes instrumentos, falta de preparo do profissional ou outros motivos semelhantes.
Esse erro é tão prejudicial que pode comprometer toda uma produção já planejada e realizada na indústria, atrasando por completo os prazos de entrega e causando gastos com retrabalho.
Identificação das peças
Outro erro que é preciso evitar ao usar os apalpadores industriais é a identificação incorreta das peças, algo que pode atrapalhar todo o trabalho de medições pelos dados geométricos não corresponderem de fato com a peça analisada.
Para se ter ideia, se o colaborador não estiver atento e não perceber que as medidas não identificam as peças como deveriam, as chances de existir alguma complicação posterior enquanto estas peças são usadas ficam maiores.
Constatação de folga nas peças
Qualquer folga nas peças, por menor que seja, é capaz de comprometer o desempenho das máquinas e outros instrumentos nos quais fazem parte. Logo, o ideal é que os apalpadores industriais percebam estas folgas para que medidas sejam tomadas.
Errar na constatação de folga nas peças ao usar os apalpadores industriais é ruim para todo o funcionamento daquela peça dentro de um contexto maior. Assim como em todos os casos semelhantes, é recomendado acabar com as folgas realizando uma manutenção.
Você está gostando da leitura? Então confira este artigo também: Os Desafios da Metrologia Industrial: Garantindo Precisão e Exatidão nas Medições
Condição das ferramentas
Errar ao usar os apalpadores industriais para conferir a condição das ferramentas costuma causar complicações bastante desagradáveis no futuro, como reposições fora do previsto, procedimentos ineficientes e a necessidade de recomeçar uma produção, por exemplo.
Contar com ferramentas em boas condições faz a diferença para tornar os trabalhos mais eficientes, atendendo as exigências da indústria com relação à segurança, qualidade e rapidez de cada demanda que precisa ser feita no momento.
Relatórios das medições
Por fim, podemos destacar que um grande erro a se evitar ao usar os apalpadores industriais é a criação de relatórios das medições que não foram obtidas de maneira assertiva por conta de algum erro anterior.
Os relatórios das medições são importantes para assegurar que tudo aquilo que foi medido estava dentro dos padrões. Porém, como você pode imaginar, se os apalpadores industriais não forem utilizados apropriadamente, as medidas não estarão corretas.
Portanto, antes mesmo de produzir um relatório das medições, é fundamental se certificar de que as informações alcançadas coincidem de fato com a realidade.
Compre e conserte apalpadores industriais com a Enterfix
Precisando comprar apalpadores industriais ou consertar aqueles que você já possui na sua indústria? Então a Enterfix pode te ajudar.
A Enterfix está há mais de 11 anos trabalhando com serviços e produtos de metrologia e isso envolve o conserto e a venda de apalpadores industriais.
Neste âmbito, somos especialistas no conserto de apalpadores industriais que são utilizados em máquinas operatrizes e tridimensionais das marcas Renishaw, Hexagon, Tesa e M&H.
Para saber mais, clique aqui e fale com o nosso time de especialistas. Esperamos pelo seu contato.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber os principais erros a se evitar ao usar os apalpadores industriais.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Enterfix, produzimos sobre apalpadores industriais, metrologia, indústria, medições e outros assuntos relacionados.