Quando se trata de avaliar instrumentos de metrologia, os consumidores devem entender a diferença entre dois recursos principais: precisão e repetibilidade. Ambos são essenciais para o desempenho das ferramentas de metrologia, mas não são intercambiáveis.
A precisão descreve a precisão com que um resultado absoluto medido se compara a um resultado de referência. A repetibilidade descreve o grau em que várias medições se comparam. Para visualizar a diferença entre precisão e repetibilidade, imagine atirar uma flecha em um alvo. Acertar o alvo bem no centro marca uma nota alta para precisão.
Acertar consistentemente o alvo fora do centro, mas em um agrupamento muito apertado, demonstra alta repetibilidade, mas baixa precisão. Acertar o alvo bem no centro repetidamente, no entanto, obtém notas altas para precisão e repetibilidade, a combinação ideal para uma ferramenta de metrologia.
Muitas vezes, os usuários se referem à precisão de seu scanner a laser, mas o importante a considerar é a precisão do sistema na totalidade. A combinação do scanner a laser e do dispositivo ao qual ele está conectado é o que é importante entender ao discutir precisão e repetibilidade, pois eles trabalham lado a lado.
Leia também: Blocos de construção de controle de qualidade para a fábrica inteligente
Quando se trata da cor da linha de laser usada em scanners a laser, existem diferenças entre a luz vermelha e a luz azul. Uma luz azul apresenta um comprimento de onda mais curto e pode gerar um pouco menos de speckle. No entanto, isso não garante uma digitalização mais precisa ou mais repetível.
O fator determinante que controla a precisão e a repetibilidade não é a cor do laser; é predominantemente determinado pelo dispositivo ao qual o laser está conectado, por exemplo, um braço de medição portátil CMM.
Para testar a precisão de um sistema de varredura, meça uma esfera qualificada várias vezes com o cotovelo em várias posições. Posicione as esferas ao redor da máquina e meça a esfera em cada posição uma vez com o cotovelo esquerdo e paralelo à mesa, uma vez com o cotovelo direito e paralelo à mesa e uma vez com o cotovelo para cima ou perpendicular à mesa enquanto modifica as posições do pulso com cada medição.
Compare o diâmetro e a localização central de cada esfera medida. Se o diâmetro da esfera ou a localização do centro da esfera diferir da especificação de precisão do sistema, as medições devem ser motivo de preocupação.
Ao avaliar os sistemas de varredura, também é importante considerar a distância de afastamento. Uma distância de afastamento maior permite a varredura em cavidades mais profundas sem a preocupação de que o raio laser atinja a borda da peça.
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o mundo da Metrologia confira nosso site!
Como gerenciar a abundância de dados na indústria 4.0 - Enterfix
Superando problemas de vibração usando interferometria a laser - Enterfix
A medição 3D confiável garante componentes moldados por injeção de alta qualidade - Enterfix