No mundo da metrologia 3D, uma máquina de medição por coordenadas (CMM) é um investimento fundamental para os fabricantes obterem dados dimensionais 3D em aplicações analíticas e de modelagem. As necessidades vitais para validar a exatidão e precisão dimensional e geométrica em relação aos perfis GD&T nas indústrias de manufatura e automotiva não podem ser subestimadas. Isso é especialmente verdade à medida que os produtos estão se tornando cada vez mais complexos e com um ambiente mais litigioso contra defeitos, recalls e danos à reputação, a solução de inspeção deve acompanhar e evoluir com o ambiente em mudança.
Espera-se que a adoção de CMMs cresça no futuro previsível com qualidade, exatidão e precisão para serem os principais requisitos para seus usuários finais. A inspeção é crucial para certificar a qualidade de peças e produtos e também para garantir a conformidade do fabricante com os padrões da indústria. No entanto, o método de inspeção atual que depende do CMM mede apenas amostras limitadas da geometria da peça, e a amostragem não é mais suficiente para evitar defeitos posteriores.
Portanto, para alcançar a fabricação com zero defeito, a medição e a garantia de qualidade devem se afastar da sala de medição tradicional e ir para as áreas de produção para alcançar 100% de inspeção em linha, onde as condições de fabricação mudam continuamente e podem ocorrer erros de processo ocultos.
A inspeção automatizada 3D Vision é a resposta
Para atender aos rigorosos requisitos de qualidade, exatidão e precisão em suas respectivas indústrias, muitos fabricantes, principalmente os automotivos e de saúde, adotaram a solução de inspeção de metrologia 3D para cada etapa de seu processo de fabricação.
Através da utilização de scanners 3D de alta resolução, combinados com o poder de processamento do software, a solução de inspeção automatizada 3D oferece um alto grau de qualidade e informações dimensionais detalhadas e fáceis de interpretar, livre do risco de erro manual do usuário. Quando comparada com a saída numérica de uma CMM, a solução de inspeção visual 3D automatizada apresenta dados de qualidade em um formato fácil de entender, como visualização CAD em tempo real em desvio codificado por cores das especificações.
Os dados de qualidade não devem existir isoladamente
Uma CMM típica permite o movimento do apalpador ao longo de três eixos ortogonais entre si em um sistema de coordenadas 3D. Tradicionalmente, os dados dimensionais obtidos do CMM existem apenas isoladamente e são retrospectivos, não fornecem informações em tempo real do processo de produção.
Através da implementação de uma solução de inspeção visual 3D automatizada 100% em linha, os dados de qualidade em tempo real de todas as peças geradas a partir da inspeção serão armazenados e analisados para prevenção de defeitos preditiva. Isso permite que áreas potencialmente problemáticas sejam identificadas de forma inteligente e precisa para auxiliar no retrabalho e nas ações corretivas. Armado com a capacidade de detectar rapidamente erros dimensionais de componentes e defeitos de superfície, peças com protuberâncias, amassados, arranhões ou respingos de solda podem ser evitadas.
Além da prevenção preditiva de defeitos, o escaneamento e a medição realizados em tempo real na linha de produção também garantirão o mínimo de interrupção na saída de produção e garantirão uma montagem final sem problemas, permitindo assim, com alto grau de confiança , a produção de produtos de alta qualidade através da rastreabilidade total de todos os dados de inspeção.
Leia também: Identificação de código de barras com as melhores recomendações da IA.
Os usuários finais de várias origens do setor consomem nossos dados de maneira diferente para atingir seus objetivos. Para ilustrar a ampla aplicabilidade das soluções automatizadas de inspeção visual 3D e prevenção preditiva de defeitos, aqui estão alguns exemplos de como a solução pode ser útil para diferentes casos de uso.
Um gerente de fábrica pode precisar de relatórios em nível de fábrica sobre o tempo de inatividade e o número total de rejeições. Por outro lado, um supervisor de linha pode querer procurar rejeições em nível de modelo para interrupção de linha e números gerais de qualidade do modelo. Do ponto de vista de um operador, equipado com o conhecimento observado da estação de inspeção automatizada, pode ajudá-lo a decidir rapidamente sobre uma peça rejeitada, seja para conter e encaminhar para reparo ou continuar a construção.
Por fim, um QA/QC pode utilizar os dados das métricas gerais sobre a qualidade de construção e melhorar proativamente o processo por meio do uso de ferramentas de análise de causa raiz para melhorias contínuas.
Leve o controle de qualidade para o próximo nível
No ambiente de produção moderno de hoje, o fluxo de trabalho de inspeção automatizada de visão 3D permite que os fabricantes identifiquem, analisem e corrijam problemas no processo de fabricação antes que levem a um defeito posterior, aproveitando o poder do gêmeo digital. Deve-se perceber que não se trata mais apenas de melhorar a qualidade do produto, mas sim de melhorar todo o processo de produção.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso site.
Transformando a eficiência, a qualidade e o rendimento da manufatura por meio de percepções e inteligência - Enterfix
Superando problemas de vibração usando interferometria a laser - Enterfix