Definir a periodicidade de calibrações dos instrumentos metrológicos usados em uma empresa com o Método Schumacher é uma atitude não só inteligente por parte dos gestores, mas necessária em termos de precaução.
De fato, um dos métodos mais tradicionais utilizados para definir a periodicidade de calibrações é o Método Schumacher. A sua importância vai além de ter equipamentos calibrados, já que é possível dar mais qualidade aos resultados das medições.
Quando se estabelece qual será a periodicidade de calibrações dos equipamentos de metrologia e as datas que serão dedicadas para fazer esta tarefa com o Método Schumacher, a tendência é que todas as medições sejam assertivas e dentro dos padrões recomendados.
O Método Schumacher possui suas particularidades que o distinguem dos demais métodos recorridos para definir a periodicidade de calibrações e é interessante aprender a como usá-lo da maneira correta.
Neste artigo, você vai saber como usar o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações. Acompanhe todos os tópicos para esclarecer suas dúvidas e aproveite a leitura do conteúdo.
O que é Método Schumacher relacionado à periodicidade de calibrações?
O Método Schumacher é um procedimento que contribui para analisar os equipamentos metrológicos por completo, desde a integridade física e a maneira como os instrumentos foram usados até as calibrações que já foram realizadas, é claro.
Como o Método Schumacher examina se os equipamentos estão recebendo um espaço de tempo apropriado entre as calibrações, ele precisa receber a atenção na hora de utilizá-lo para definir a periodicidade de calibrações em toda e qualquer empresa, independentemente do porte.
O Método Schumacher só leva em conta se os instrumentos estão dentro dos padrões e não considera o desempenho dos instrumentos ao longo dos trabalhos e os resultados subsequentes.
A leitura está sendo agradável para você até aqui? Então confira este artigo também: Antecipe os Serviços Metrológicos com a Enterfix e Fique Tranquilo Para a Virada de Ano
Utilizando o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações
Pela periodicidade de calibração ser um prazo entre a calibração mais recente e a próxima, ela precisa ser definida pelos gestores da empresa com base em métodos confiáveis, dos quais o Método Schumacher se destaca.
Para isso, é preciso se atentar ao estado em que os instrumentos de medição se encontram, a maneira como são usados no dia a dia, as condições de trabalho em que recebem influência, a data da calibração mais recente, dentre outros aspectos.
Basicamente, o Método Schumacher funciona assim: primeiro, é estabelecida a periodicidade de calibrações de acordo com a sugestão do fabricante; depois, é definido quantas vezes as calibrações precisam ser feitas; por fim, se compara e analisa os resultados.
A partir disso, é possível fazer alterações na periodicidade das calibrações para mais ou para menos tempo.
No caso de o equipamento estar com as calibrações corretas e com resultados estáveis, dá para definir uma data mais demorada para fazer uma nova calibração.
Mas se as calibrações mostrarem resultados inadequados, os equipamentos devem receber uma calibração em um tempo mais curto.
Normalmente, o Método Schumacher pode estabelecer períodos que variam entre sete dias e algumas semanas, determinando o período conforme os resultados das últimas três calibrações.
Como você pode perceber, as informações das calibrações passadas são fundamentais para definir a periodicidade para esta ação ser realizada nestes equipamentos.
As informações devem ser claras sobre as possíveis avarias apresentadas, os resultados que estão fora dos padrões e as aprovações determinadas para que o Método Schumacher seja eficiente.
A importância de usar o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações
Vamos ser sinceros: o seu desejo é que a produtividade da sua empresa seja satisfatória o suficiente e esteja dentro dos padrões de qualidade, não é mesmo?
Pois saiba que o ato de usar o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações dos instrumentos de metrologia está intrinsecamente ligado aos bons resultados do que a sua empresa produz.
Quando uma empresa usa o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações, ela está dando uma atenção especial para a integridade dos equipamentos utilizados pelos colaboradores nas demandas do cotidiano.
É por meio do Método Schumacher que se torna viável determinar se uma calibração precisa ser feita antes do programado para solucionar o mau desempenho de um equipamento que está afetando toda a produção.
Ao mesmo tempo, o Método Schumacher é capaz de prevenir que calibrações sejam feitas sem existir a necessidade.
Ou seja, a importância de usar o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações dos seus equipamentos vai muito além de ter garantia de bons resultados sobre uma parte específica da empresa.
O Método Schumacher vai além disso ao preservar a qualidade dos processos diários da empresa dando a certeza de que todo o fluxo de operações trabalha com instrumentos calibrados e com números que vão ao encontro dos padrões exigidos pelas normas técnicas.
Portanto, inclua o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações dos equipamentos metrológicos da sua empresa contratando empresas confiáveis que ofereçam este tipo de serviço.
Conte com a Enterfix para definir a periodicidade de calibrações dos seus equipamentos
Você está precisando definir a periodicidade de calibrações dos instrumentos da sua empresa com o Método Schumacher? Nós, da Enterfix, podemos te ajudar.
A Enterfix é especialista em projetar, fornecer e implantar sistemas de inspeção e medição usando tecnologia de ponta nos serviços oferecidos aos clientes.
Dentro da área de calibração, a Enterfix utiliza o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações ideal para cada caso.
Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui e deixe que a Enterfix entregue soluções inteligentes na periodicidade de calibrações para a sua empresa.
Este conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber como usar o Método Schumacher para definir a periodicidade de calibrações.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Enterfix, produzimos sobre periodicidade de calibrações, metrologia e outros assuntos relacionados.