A gestão metrológica tem um papel fundamental dentro das mais diversas indústrias, uma vez que os trabalhos precisam de uma orientação correta quanto à calibração de instrumentos, principalmente.
É interessante frisar que os avanços da indústria têm sido benéficos para o mundo inteiro e a gestão metrológica tem a sua parcela de contribuição para esse processo, pois sem ela jamais seria possível alcançar os resultados padronizados de acordo com as normas.
Entretanto, essa evolução também trouxe consigo uma série de novos cenários em que os profissionais da metrologia tiveram que se adaptar constantemente para realizar uma boa gestão metrológica.
Isso porque, apesar das melhorias em tecnologia e no capital humano, a competitividade entre as empresas se intensificou e a necessidade de se reinventar se tornou um objetivo bem importante — e muitas vezes o principal — para a gestão metrológica e para a gestão da organização como um todo.
Na busca por este objetivo, alguns desafios para fazer uma gestão eficaz da metrologia se apresentam às empresas, que devem procurar caminhos para solucionar os problemas da melhor maneira possível.
Foi pensando nisso que nós, da Enterfix, preparamos este artigo para falar sobre os desafios da gestão metrológica dentro da indústria e como as empresas podem melhorar essa gestão no dia a dia.
Acompanhe todos os detalhes adiante e faça uma boa leitura.
Os desafios que a gestão metrológica encontra dentro da indústria
Para que o gestor da área da metrologia tenha um bom desempenho, o seu trabalho na indústria deve ser de análise, de planejamento e de solução para os obstáculos que surgem no dia a dia.
Vamos listar abaixo alguns dos desafios que a gestão metrológica encontra dentro da indústria.
1 – Gerenciamento da calibração de máquinas
Fazer o gerenciamento da calibração de máquinas é dar uma atenção especial para esta necessidade das indústrias que possuem um grande volume de produção todos os dias.
Para isso, o gestor pode elaborar um plano de calibração das máquinas para cada setor da empresa, levando em conta os trabalhos que são desempenhados e como são desempenhados.
A frequência para fazer essa calibração das máquinas precisa ser considerada no planejamento. Normalmente, o fabricante recomenda o tempo para fazer as calibrações nas máquinas com base nas características do trabalho, como a regularidade e as condições de uso e a integridade da máquina ao longo do tempo.
A data precisa ser seguida à risca dentro do previsto no plano de calibração a fim de garantir o pleno funcionamento da máquina. Ainda assim, podem existir variações nessa frequência para mais ou para menos tempo, desde que apoiadas no histórico das funções exercidas na indústria.
O gestor precisa estar por dentro destes períodos de calibração e registrar as datas em que foram realizadas, fazendo com que todos tenham conhecimento de quando a próxima calibração está prevista.
2 – Produtividade que atenda às normas
Uma grande exigência na indústria é entregar produtos que estejam em conformidade com os padrões estabelecidos por normas para que a empresa seja reconhecida por ter uma produtividade com processos de qualidade.
A ociosidade de máquinas, por exemplo, pode afetar toda a cadeia produtiva da indústria e trazer prejuízos que comprometem as finanças. Então o gestor precisa estar antenado para que ocorra o mínimo de interrupções possível, garantindo que os prazos sejam cumpridos rigorosamente.
A ociosidade pode acontecer por causa de falhas mecânicas e tecnológicas, falta de manutenção e carência de peças de reposição. É por isso que a escolha das máquinas deve ser muito criteriosa para cada tipo de atividade que a indústria desenvolver.
Essa gestão metrológica da produtividade deve seguir padrões com base na experiência das etapas que comprovadamente dão certo.
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3. Gestão de informações
Outro ponto importantíssimo para a gestão metrológica é o gerenciamento das informações obtidas em cada trabalho. Aquela velha máxima de que informação é poder faz sentido na metrologia também.
Os dados e informações são valiosos para a gestão metrológica porque ajudam toda a equipe de colaboradores a compreender melhor os processos que devem ser seguidos dentro da indústria. Dessa forma, a falta de entendimento sobre os trabalhos praticamente some e os erros diminuem.
Os gestores devem reunir um volume considerável de informações para saber como guiar bem todos os procedimentos da indústrias, se precavendo contra qualquer adversidade que possa existir. A integração é relevante neste ponto para unificar a produção e, como consequência, aumentar o desempenho das atividades.
Com esses dados em mãos, é muito mais fácil para o gestor da área da metrologia tomar decisões estratégicas com o intuito de solucionar os problemas sem dores de cabeça gigantes.
4 – Análise de desempenho dos trabalhos
Para que a gestão metrológica dentro da indústria seja eficiente, é preciso fazer várias análises de desempenho dos trabalhos para saber se o resultado é positivo ou pode melhorar.
Afinal de contas, as indústrias têm uma grande competitividade no Brasil e isso faz com que as empresas tenham o norte da qualidade e da excelência em seus produtos. Logo, o desempenho dos trabalhos do time de colaboradores precisa ser o ideal.
Muitas vezes, isso implica em custos maiores para a indústria, pois o aumento da produtividade pode requisitar a compra de mais máquinas e a contratação de mais profissionais.
Ou seja: o gestor de metrologia precisa analisar friamente os números para aliar a otimização da produção com a economia de gastos. A tecnologia e as suas vantagens se apresentam como ótimas saídas para colocar o desempenho dos trabalhos em um patamar altíssimo.
Portanto, o equilíbrio entre o investimento e o retorno na área metrológica deve ser saudável o suficiente para a indústria.
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