Na Indústria 4.0, a automação (ou automatização) de processos nas indústrias é o termo que define a adoção da tecnologia que torna os procedimentos nesses ambientes mais eficientes e menos custosos.
Assim, o que antes demandava mão de obra humana, hoje pode contar com um sistema eletrônico programável, e isso pode ocorrer em duas etapas.
A primeira delas é o fato de substituir o trabalho manual de um operador em tarefas de alto grau de dificuldade e com inúmeras repetições. A segunda diz respeito à qualidade que o serviço ou produto final atinge, além dos custos, que são reduzidos de maneira considerável.
O crescimento das vendas à nível global foi um dos impulsionadores da automação dos processos nas fábricas, bem como o aumento da demanda trazida pelos e-commerces, que em grande parte pode ser atribuída à pandemia da Covid-19.
O isolamento social estabelecido pelos governos exigiu que as pessoas optassem pelo modelo de compra feito pela internet e, consequentemente, as empresas tiveram que se adaptar a essa realidade, em especial na logística, para que os produtos fossem entregues em tempo hábil.
Mesmo com a normalização, é notável a mudança no comportamento do consumidor, e este permanece com a preferência das compras no modo online, portanto, as empresas devem fazer o seu melhor para continuar entregando o esperado e não perder clientela.
É aqui que entra a importância da automação nas indústrias, que podem encontrar nessa oportunidade uma maneira de estar sempre à frente da concorrência.
Se o seu principal objetivo é entender de que forma funciona a automatização nas fábricas, seus benefícios e de que forma ela pode ser implementada, acompanhe a leitura deste artigo até o final.
Saiba também: Saiba como se preparar para a automação em metrologia
Entenda as vantagens desse processo
Há uma série de benefícios que certamente podem ser elencados em um cenário onde há a automação de processos, como menos perdas de capital e de materiais, a adoção de uma padronização na fabricação de produtos e um menor índice de falhas.
Contudo, além destes, existem outros que merecem maior destaque, que são:
1 – Maior eficiência nas tarefas
Quando há menos gastos e desperdícios devido ao controle que as ferramentas de automação proporcionam, um leque para produzir mais e melhor é aberto.
Desta maneira, todas as etapas de produção funcionam adequadamente, isto é, com eficiência. São elas:
- Insumos;
- Ferramentas;
- Equipe;
- Capital investido.
Como consequência, o tempo e dinheiro economizados podem ser utilizados com tarefas que demandam mais deste tipo de investimento.
2 – Demandas mais previsíveis
Boa parte das ferramentas de automação contam com softwares que armazenam dados capazes de disponibilizar indicadores para futuras produções. Assim, é possível prever as futuras demandas, o que mostra como a tecnologia facilita processos.
Como vantagem, itens não são fabricados em demasia ou em poucas quantidades, o que evita desperdício de materiais e que produtos fiquem parados no estoque, ou mesmo que alguma mercadoria tenha que ser feita às pressas.
O cliente fica mais satisfeito, porque o produto é entregue no prazo, ou até antes, e mais um ponto positivo é adicionado no quesito previsibilidade.
3 – Aumento de produtividade
O processo produtivo que conta com o auxílio da automatização é mais rápido e não sofre interrupções, uma vez que as máquinas não se cansam e nem ficam doentes, nem ao menos precisam se ausentar ou parar para realizar algum tipo de trabalho externo.
É claro que o equipamento pode precisar de reparo ou manutenção, mas isso não implica em um atraso que gere demais complicações na demanda estipulada pela empresa.
Portanto, a produtividade pode ser considerada maior neste sentido, levando em consideração que quando uma pessoa ou equipe realiza uma determinada função manualmente, diversos imprevistos que a impossibilitem de fazê-la podem acontecer, e todo o processo sofre atrasos.
Com a automação o trabalho é ininterrupto, e há maior garantia de entrega em relação às quantidades e tempo estipulado.
4 – Integração da comunicação interna e externa
Em ambientes como uma indústria, agilidade é a palavra de ordem. Por isso, a implementação da automação de processos pode facilitar na comunicação de resultados e problemas no momento exato do acontecimento, agilizando respostas, análises e tomada de decisões.
Isso também leva a uma boa comunicação externa, seja com parceiros, fornecedores ou clientes. Tudo graças à internet, que viabiliza essa troca em tempo real.
5 – Integração de setores
Bastante similar ao tópico anterior, a integração de setores pode ocorrer por meio do chamado ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que é um sistema integrado de gestão empresarial.
Esse software facilita a integração entre os diversos setores de uma companhia, e com uma empresa que busca aplicar a automação não seria diferente. Afinal de contas, os departamentos devem estar integrados, trocando informações valiosas.
Assim, todas as equipes caminham com um mesmo objetivo, e ruídos que podem atrapalhar o entendimento das mensagens como um todo são evitados.
Como a automação pode ser implementada?
Para começar, é importante identificar e colocar em evidência todas as etapas que compõem o processo de produção de sua empresa.
Somente desta maneira é possível colocar na balança quais são os prós e contras dessa implementação, além do que possui um maior custo e pode apresentar uma eficiência maior para o que a indústria precisa no momento. É aqui que também serão definidas as prioridades.
Em seguida, é primordial fazer o levantamento de quais etapas de produção levam mais tempo e possuem falhas, para estabelecer onde a automação pode ser aplicada. Logo, colete todos os indicadores necessários que irão apontar os números necessários.
Por fim, estude os ganhos reais atuais da organização para analisar e definir qual ou quais áreas irão receber automatização. Lembre-se também de procurar empresas e profissionais qualificados para auxiliar nesse processo de implementação.
Considerações finais
Com as crescentes transformações, para estar um passo à frente no mercado em que atua, a melhor opção é apostar na automatização de processos.
Afinal, empresa, colaboradores e clientes saem ganhando, e com os benefícios apresentados ao longo desta leitura, não restam mais dúvidas de que a automação é o caminho certo para o sucesso.
Veja mais: O scanner 3D integrado ao robô fornece automação de processo completa