De forma simplificada, o processo de medição é definido como o conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza. Beleza, mas o que isso quer dizer? O processo de medição é, então, o conjunto de métodos e meios utilizados para realizar uma medição.
As medições, medidas e gestão de medição estão presentes a todo momento no dia a dia na sociedade. O volume de combustível, a energia elétrica que abastece uma cidade e a massa (peso) de um produto no supermercado são algumas medições comuns sendo atribuídas ao que o INMETRO classifica como Metrologia Legal, pois estão relacionados às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição e procura principalmente proteger o consumidor conforme as exigências técnicas e legais obrigatórias.
E são 5 os elementos que afetam a qualidade do resultado de um processo de medição:
- as condições ambientais;
- a definição do mensurando;
- o procedimento de medição;
- o conhecimento e habilidade do operador, e;
- o equipamento de medição.
Todos esses elementos são fundamentais para obtermos medições confiáveis para garantir a qualidade.
Leia também: Qualidade e metrologia: como se complementam para bons resultados
Para gerenciarmos o risco de uma medição incorreta e conseguirmos atuar nos equipamentos e processos de medição é preciso entender o que é a qualidade de uma medição. O resultado de um processo de medição é o valor medido, certo, já falamos sobre isso, mas como saber se esse valor está correto?
Toda medição tem uma dúvida (o valor medido é o valor verdadeiro?) associada ao seu resultado, ou seja, não existe uma medição perfeita. A dúvida associada a uma medição é conhecida como incerteza de medição. Quanto maior for a incerteza de uma medição, pior é a sua qualidade.
Para podermos comparar duas medições como entre a inspeção de qualidade de um fornecedor e a inspeção de recebimento do cliente, precisamos conhecer o nível de incerteza, ou seja, ter um indicador de qualidade dessas medições. Por exemplo, posso medir a densidade de uma amostra com um picnômetro e com um densímetro, qual processo de medição é melhor? Neste caso, podemos optar pelo método de medição que apresenta a menor dúvida ou a menor incerteza de medição.
Essa qualidade dos resultados (gerados pelos diversos processos de medição utilizados) é que será a base para a busca pela qualidade de produtos, controle de processos e satisfação do cliente.
Quando olhamos para a importância da medição na qualidade realmente entendemos a necessidade de tratarmos a medição como um processo! E isso conforme o princípio da qualidade “abordagem de processos”, apresentado na norma ABNT NBR ISO 9001.
A metrologia, ciência da medição, é fundamental na busca pela qualidade da medição e pelas melhorias dos processos de medição. Afinal, uma gestão eficaz dos processos de medição minimiza riscos, ajuda a garantir conformidade e maximiza resultados. E, afinal, qual organização não busca sempre maximizar seus resultados?
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre processo de medição? Confira nosso site.