Antes de explicar o que é o Erro Máximo Permissível na metrologia, precisamos conceituar o que é metrologia. Trata-se da ciência que estuda os aspectos teóricos e práticos e as aplicações da medição.
A metrologia está presente no dia a dia de tudo e de todos e muitas vezes nem percebemos. Tudo à nossa volta tem medidas. Sua cama, seu carro, seu celular.
Você já reparou que um centímetro pode ser pequeno demais para um objeto, mas se um objeto de um centímetro estiver no seu olho, por exemplo, será grande demais?
Por este motivo, é necessário compreender que as grandezas estão presentes no nosso dia a dia e que elas possuem muita importância na nossa vida.
Preparamos esse material para explicar como a metrologia é usada diariamente e o que é o Erro Máximo Permissível. Continue a leitura para saber mais.
O que é o Erro Máximo Permissível?
Vivemos a era do imediatismo, o que nos trouxe alterações na percepção da qualidade de processos e produtos. Quanto mais eu produzo, mais eu lucro.
Ultimamente, porém, a qualidade dos produtos tem sido tema de discussões, já que nos importamos mais com a procedência do que compramos.
Aí entra o processo de medição, uma vez que essa técnica está ligada diretamente à qualidade de produção e o produto final.
Por isso, é importante saber o que é o Erro Máximo Permissível (EMP) para confiar na qualidade do sistema de medição.
O Erro Máximo Permissível se resume a conhecer todos os requisitos técnicos do instrumento e do processo. Esses conhecimentos serão transformados em valores mensuráveis que podem ser medidos e controlados.
Além disso, fatores como a tolerância e incerteza de medição também são essenciais para o controle de produtos e processos.
Existe um valor a ser atingido para que o resultado da cremosidade de um sorvete, a calibração de um instrumento e a temperatura de uma bebida sejam aprovados como confiáveis e de boa qualidade para o consumidor final.
Leia este conteúdo sobre calibração: Calibração, Verificação e Correção: Quais as Diferenças? – Enterfix
Por que é importante conhecer o Erro Máximo Permissível?
Como o Erro Máximo Permissível é um valor determinado que garante a confiabilidade e a máxima precisão na qualidade de um produto, ele é indispensável principalmente em processos industriais.
Sabe aquele industrializado que você compra no mercado? Já se perguntou como ele mantém sempre a mesma textura e cor? É basicamente o Erro Máximo Permissível em ação.
Os ingredientes, a temperatura de preparo e as condições de conservação precisam estar nas mesmas proporções.
Qualquer modificação, por menor que seja, pode alterar o resultado final e mudar a percepção sobre a qualidade da marca. O que não é bom, já que o consumidor deixa de comprar determinado produto.
Sendo assim, o Erro Máximo Permissível estabelece parâmetros de produção que assegurem a qualidade dos produtos.
Controle de qualidade? Sim!
O que determina a qualidade de um produto? Seu processo de fabricação, a matéria prima utilizada, o pH e viscosidade de uma substância e até mesmo a temperatura em um processo térmico.
Assim sendo, o controle de qualidade é uma função importante na metrologia.
Como citamos no tópico acima, na fabricação de um industrializado, por exemplo, os ingredientes precisam estar nas mesmas proporções, temperatura de preparo e condições de conservação para manterem a qualidade estabelecida pelo cliente.
Qualquer modificação que seja pode causar variações significativas no resultado. Aqui entra o termo “intervalo de tolerância” junto com o Erro Máximo Permissível para definir os indicadores de qualidade de um processo ou produto.
Digamos que um produto precisa ser transportado a uma temperatura de 0º a 5ºC. Então, nesse caso, a tolerância de variação de temperatura é de 5ºC. Se por acaso a temperatura variar 6ºC, é possível que a qualidade do produto final seja comprometida.
Podemos citar também o controle de qualidade no processo de fabricação do café, a bebida mais consumida no Brasil. Usando o pacote de 500g como exemplo, cujo a variação pode ser de até 10g, o produto final pode ter entre 490 e 510g.
O ponto principal é entender as especificações do cliente e transformá-las no produto final, aplicando o controle de qualidade com os requisitos do Erro Máximo Permissível e do intervalo de tolerância.
Qual o Erro Máximo Permissível para meu tipo de processo e produto?
Outro ponto importante é definir qual é o Erro Máximo Permissível para o seu produto. Mas, como você faz isso?
Existem algumas recomendações que podem ser úteis, como as especificações do fabricante, as normas e regulamentos da metrologia e o intervalo de tolerância. Este último, muitas vezes, é determinado pelo próprio cliente.
É interessante que o Erro Máximo Permissível seja determinado de acordo com a tolerância do processo. Dessa forma, a medição solicitada pelo cliente será atendida.
Outra maneira de saber o Erro Máximo Permissível para seu produto ser fabricado são as especificações do fabricante. Por exemplo: se a matéria-prima para a produção de bolos e doces precisa ser transportada a tantos graus em uma confeitaria, o fabricante informará qual é o intervalo de tolerância entre as temperaturas.
Agora, se seu produto precisa ser transportado a longas distâncias, existe uma portaria do Inmetro que estabelece os requisitos metrológicos para instrumentos de pesagem não automáticos, as balanças. Você pode consultar pela Portaria 236/94 no seu navegador.
O Erro Máximo Permissível influencia o resultado da produção
Ao entender o Erro Máximo Permissível para seu tipo de processo ou produto, o resultado será muito mais confiável. Estando em conformidade com as medições válidas, tanto de tamanho quanto de temperatura, é possível reduzir custos e melhorar a qualidade de entrega dos produtos.
Podemos afirmar que a metrologia tem um papel importante em todo o processo de produção e que o Erro Máximo Permissível é um aspecto fundamental para que tudo ocorra dentro do esperado.
E então, o que você achou deste conteúdo? Comente a sua opinião sobre estas informações aqui embaixo nos comentários e compartilhe com seus amigos que precisam saber mais sobre o Erro Máximo Permissível.
Acesse o nosso blog para conferir mais artigos que nós elaboramos sobre metrologia e assuntos relacionados.