A usinagem está presente em vários segmentos da economia e é uma parte consideravelmente relevante no cenário da indústria brasileira, já que impacta diretamente o cotidiano de milhares de profissionais. Com ela, são vários objetos de metal criados para diferentes usos e áreas de atuação, beneficiando o trabalho de profissionais e companhias inteiras.
Bons exemplos de objetos que contam com peças usinadas são as máquinas industriais, rodas de automóveis, computadores, smartphones, dentre vários outros.
Reunimos neste artigo uma série de informações úteis para que você conheça mais sobre os principais itens usados nos processos de usinagem.
O que é a usinagem?
A usinagem pode ser entendida como o ato, o processo ou o efeito de talhar e de trabalhar uma peça bruta (geralmente o metal) com alguma máquina, a fim de dar uma forma com a retirada de matéria.
Esse processo é tão amplo que envolve tanto a produção de peças pequenas quanto as grandes, influenciando a fabricação de máquinas, acessórios e afins.
Além disso, os processos de usinagem têm papel determinante para que essas peças sejam feitas corretamente e de acordo com o uso adequado para cada uma delas. Veja mais sobre isso no próximo tópico.
Os processos de usinagem
Existem vários processos de usinagem, cada um com suas características baseadas no objetivo para a peça usinada. Vamos falar aqui sobre os processos que mais se destacam e que são os mais comuns na indústria.
O fresamento
A usinagem usa, habitualmente, o fresamento para a execução de cortes por meio de fresas, que são máquinas para determinados cortes.
Dito isso, a principal atividade do fresamento é a de cortar materiais menos resistentes, realizar acabamentos e cortes específicos e até mesmo de criar formas mais complexas. É possível, inclusive, cortar algo ao meio com completa precisão.
O fresamento usa ferramentas rotativas que fazem furos nos materiais por meio de um computador que controla o corte de determinado material, desde que esteja fixo.
O torneamento
No caso do torneamento, é um processo usado com muita frequência. A técnica ocorre com a ferramenta avançando contra uma peça, que está em rotação.
O torneamento é o processo mais indicado para moldar alguma matéria-prima e dar a ela uma forma geométrica complexa.
Ao contrário do que se pensa, o torneamento pode ser feito totalmente sem a intervenção de uma pessoa, uma vez que computadores são capazes de controlar a ferramenta com mais precisão.
A perfuração
O princípio básico da perfuração no processo de usinagem é fazer furos em uma determinada peça. Uma furadeira aplica a técnica com extremo cuidado e aperfeiçoa o material de acordo com o resultado que se queira alcançar.
Do mesmo modo, a perfuração pode ser feita de maneira mais segura com o avanço das tecnologias no setor industrial. Com o auxílio de computadores, várias brocas e outras ferramentas são orientadas na furação desejada.
O polimento
Já na parte final da usinagem, entra o processo de polimento da peça. Para que o resultado fique bom, é necessário que toda a superfície do material esteja uniforme, sem grandes ranhuras ou deformações que impeçam corretamente o seu uso.
Esse processo alisa a peça de maneira manual ou utilizando ferramentas próprias para isso, como por exemplo esferas ou pastas abrasivas. Também é válido ressaltar que o polimento requer uma técnica apurada para deixar, na superfície, um acabamento com mais ou menos aspereza.
Se você está gostando da leitura, leia mais: Entenda como funciona a automação de processos industriais
Os 4 principais itens usados na usinagem
Agora, vamos conhecer quais são os 4 principais itens usados nos processos de usinagem.
– Brocas: são ferramentas cortantes que produzem furos no formato cilíndrico. Os formatos variam bastante, o que torna essa ferramenta em uma das mais versáteis na usinagem.
– Alargador: é usado para dar acabamento exato aos furos de uma peça, respeitando as medidas estabelecidas. É comum que o alargador corrija os furos realizados pelas brocas, trabalhando em conjunto nesse processo.
– Bedame: ferramenta de corte composta por uma lâmina chanfrada e bem afiada, feita de material altamente resistente e que pode ser aplicada em tornos mecânicos. Seu uso é extremamente indicado para cortar peças metálicas.
– Bits: ferramentas usadas para o corte e desbaste, assim como o bedame. Seus formatos variam entre quadrado e redondo e também são indicados para a afiação.
Por que os itens usados na usinagem precisam de atenção especial?
É necessário destacar que todo o processo de produção de uma peça demanda de ferramentas de usinagem adequadas, dando mais qualidade a todos os métodos de fabricação.
Vamos imaginar que, hipotéticamente, uma ferramenta importante para o processo de usinagem seja usada há vários anos por uma equipe e que, de um tempo para cá, alguns problemas surgiram com relação ao desempenho da mesma. Se a questão não for levada a sério, o processo de usinagem estará comprometido e, consequentemente, todo o padrão das peças trabalhadas.
É um cenário crítico, correto? Por isso é tão importante dar uma atenção especial nos itens citados no tópico anterior.
Toda e qualquer ferramenta de usinagem precisa de dureza para moldar os materiais, não sofrer alterações por conta das altas temperaturas envolvidas nos processos e não ceder perante alguma reação química.
Escolha ferramentas e máquinas que tenham alto nível de segurança e que sejam reconhecidas por não apresentarem problemas, garantindo, assim, que a empresa estará no caminho certo das produções. Tendo a certeza de que esses itens estão aptos a desempenhar as funções, existirá a plena certeza de que os processos de usinagem ocorrerão corretamente.
Considerações finais
Como pudemos entender mais a fundo ao longo deste material, os itens de usinagem facilitam os processos para trabalhar em uma peça, sempre prezando pelo melhor trabalho e um resultado satisfatório.
O ideal é que esses itens essenciais sejam novos e estejam com a manutenção em dia, devendo se atentar aos desgastes e ao tempo de troca adequado.
Gostou do artigo? Então clique aqui e acesse o nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como este.
Participação da ENTERFIX no Programa Infometal – Enterfix