Nem a qualidade, nem a metrologia conseguem alcançar a melhoria contínua dos processos, sozinhas. Então, é preciso de ambas para se chegar nesse resultado e elas têm papel fundamental nesse processo. Assim, elas convergem de uma forma que o resultado final é um produto de qualidade, executado por um processo confiável e produtivo. E é sobre isso que vamos falar, sobre a convergência entre qualidade e metrologia.
A metrologia é vista principalmente como apoiadora da manutenção da conformidade dos processos, principalmente por validar a conformidade das características dos produtos, instrumentos e equipamentos. Porém na verdade a metrologia abrange muito mais que isso e está ligado à toda a cadeia de valor de um produto, desde seu desenvolvimento até a entrega do produto final para o usuário.
Durante o desenvolvimento de um produto, é através de medições confiáveis e precisas que se garante uma menor quantidade de erros, e claro, erros na fase de desenvolvimento tem um custo muito menor do que erros em processos.
Na fase de desenvolvimento, percebendo os erros e falhas que uma metrologia confiável pode apontar, haverá um ganho significativo no processo. Dessa forma, a metrologia provê confiança para os produtos e processos serem utilizados pós desenvolvimento. Assim, a metrologia é uma tecnologia habilitadora para desenvolvimento de produtos, controle de processos, desenvolvimento e validação de métodos, desenvolvimento de outras ciências, controle e inspeção de produtos acabados, decisões estratégicas, etc.
Portanto, olhar a metrologia como apenas garantia de conformidade, não só é limitador como também é prejudicial. Digo isso principalmente pois a metrologia nos permite extrair informações através de medições confiáveis e precisas. Essas informações, nas mãos de pessoas qualificadas, dão início à um processo de transformação do conhecimento que vai possibilitar tomada de ações de maneira assertiva e com muito mais segurança, ou seja, menos risco.
Mesmo que as atividades diárias (tarefas e até processos) sejam bastante diferentes, tanto a Qualidade quanto a Metrologia têm objetivos muito parecidos, senão iguais. Olha só:
1. Evitar desperdício
Um dos principais objetivos da qualidade é agilizar o trabalho e evitar desperdícios, certo? O que acontece, por exemplo, se um instrumento de calibração estiver mal calibrado e estiver medindo incorretamente um milímetro a mais do que o estipulado no projeto?
Se a peça que estiver sendo produzida for um parafuso de uma estrutura metálica por exemplo, provavelmente não irá encaixar onde deveria e todo o lote terá que ser refeito, gerando retrabalho. Ou pode até acontecer de servir, mas o material gasto a mais causará prejuízos enormes.
Leia também: Por que verificar os instrumentos é tão importante quanto a calibração?
2. Garantir a Conformidade do produto
Outro objetivo da qualidade é garantir que o produto seja entregue conforme o que foi combinado com o cliente. Da mesma forma, a metrologia busca garantir que os produtos fabricados sejam feitos de acordo com que foi projetado. E o projeto é o que foi apresentado ao cliente, que foi aprovado e combinado com ele.
Isso quer dizer que tanto a Qualidade quanto a Metrologia pretende garantir que o cliente receba exatamente o que ele contratou. Assim, por exemplo, ambas vão atuar para que o parafuso que citei no parágrafo anterior não seja produzido com nenhum milímetro a mais.
3. Alcançar a Satisfação do cliente
Satisfação é coisa séria, e não tem a ver apenas com deixar o cliente feliz. Tem a ver com garantir que o que você faz vai realmente entregar o que as pessoas precisam.
Imagine uma indústria que fabrica 400 Airbags por dia. O Airbag é acionado por um sensor de impacto. Todos os produtos devem ter e estar com o sensor de impacto muito bem calibrados, para poderem ser utilizados nos veículos e acionados no exato momento do impacto.
A Metrologia e a Qualidade são responsáveis por garantir que esses Airbags irão funcionar quando necessário. Se isso não acontecer, podemos colocar a vida das pessoas que utilizam os carros em risco. A satisfação, aqui, tem a ver com a segurança das pessoas, e não só com deixá-las felizes por ter um Airbag no carro. Se esse instrumento de segurança falhar porque não foi calibrado corretamente ou inspecionado corretamente pela qualidade, pessoas podem morrer. Satisfação é coisa séria!
Não dá para crescer, ganhar mercado e se tornar referência sem buscar a excelência na gestão, e o primeiro passo para isso é entender que a qualidade é prioridade e que não dá para ter qualidade, evitar desperdícios e aumentar a satisfação do cliente se a metrologia também não for prioridade na sua empresa.
Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Entre em nosso site.
Blocos de construção de controle de qualidade para a fábrica inteligente - Enterfix
Transformando a eficiência, a qualidade e o rendimento da manufatura por meio de percepções e inteligência - Enterfix
Saiba como se preparar para a automação em metrologia - Enterfix