Esses termos podem ser usados indistintamente por alguns provedores de serviço, o que, compreensivelmente, gerou confusão. Mas é importante que os clientes tenham certeza do que estão recebendo quando compram serviços de verificação e / ou calibração.
Portanto, vamos examinar a terminologia amplamente aceita e compreendida no mundo dos fabricantes de equipamentos de metrologia. Continue a leitura a seguir e saiba mais!
O que é uma verificação?
A verificação (ou certificação) é o processo de confirmar se uma máquina de medição por coordenadas (CMM) funciona dentro de suas especificações declaradas. Uma verificação indica a probabilidade de que o erro de medição seja menor que o erro máximo permitido especificado.
Em uma verificação, o usuário pode definir o erro máximo permitido como o maior erro que está preparado para aceitar. Mas o processo de verificação não compensa qualquer falta de veracidade ou aplica uma correção. É aí que entra a calibração.
E o que é uma calibração?
É o processo de restaurar uma máquina de volta às especificações declaradas. Este é um serviço separado de uma verificação e há uma série de fatores a serem considerados ao considerar uma calibração para sua máquina de medição.
Em primeiro lugar, quão preciso você precisa que seu equipamento de metrologia seja, ou seja, qual é o maior erro permissível que você aceitaria? Deve-se observar que a ampliação das aceitações de tolerância para fins de certificação pode reduzir o controle sobre a incerteza de medição e a qualidade.
O que seu provedor de serviços realmente oferece? Eles farão a manutenção do seu equipamento, trocando os filtros, fazendo o ajuste fino da máquina como parte da manutenção preventiva anual ou podem apenas fornecer um certificado verificando o erro permissível da máquina?
Crucialmente, quanto tempo seu provedor de serviços levará para realizar a verificação e calibração? Quanto tempo levará para que eles cheguem à sua máquina e quanto tempo os processos levam para serem concluídos? Uma consideração importante são os blocos padrão calibrados.
Os blocos padrão e qualquer outro artefato de referência de calibração precisam passar por um tempo de absorção para se aclimatar ao ambiente da máquina. Isso leva no mínimo 24 horas, e é por isso que a primeira coisa que nossos engenheiros fazem quando começam a trabalhar na máquina de um cliente é desempacotar o bloco padrão para que comece a encharcar durante as primeiras 24 horas, enquanto eles continuam com outros trabalho relacionado ao serviço.
Um equipamento portátil é geralmente calibrado em ambientes com temperatura controlada e pisos antiestáticos que não são isolados dos efeitos adicionais de luz e vibração.
Talvez a consideração mais fundamental seja a certificação do provedor de serviços. O fornecedor é um laboratório de calibração reconhecido e credenciado de acordo com a ISO 17025, certificando equipamentos de acordo com a norma ISO 10360? Essas certificações são essenciais para garantir a competência dos serviços de ensaio e calibração; é o padrão mínimo que você deve esperar de seu provedor de serviços. Esta é uma prática padrão para qualquer engenheiro OEM que deseja realizar uma calibração completa ou mesmo uma verificação.
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