Fazendo a manutenção do seu equipamento de medição

Fazendo a manutenção do seu equipamento de medição

Neste artigo, veremos as etapas importantes para fazer a manutenção de um braço de medição portátil e manter seu equipamento funcionando com desempenho máximo.

O planejamento dos cuidados com a sua medição portátil  é essencial para proteger seu investimento. A manutenção regular aumenta a confiança em seus resultados de medição, garantindo que o braço funcione de acordo com as especificações.

Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais!

Ações importantes em um serviço de braço de medição portátil

Uma verificação completa do braço de medição portátil deve incluir uma série de testes importantes.

Inspeção

Envolve uma inspeção completa do braço de medição portátil, incluindo testes de:

  • Todos os cabos
  • Conectores de junta cinemática TESA (braço e todas as sondas)
  • Pacote de controle / recursos (incluindo baterias)
  • Botões no braço, pulso e base
  • Visor LCD de pulso (modelos de 7 eixos mais recentes)
  • LEDs de feedback e pictogramas
  • Choques de gás
  • Quaisquer acessórios e artefatos

Atuação

Antes da calibração e alinhamento, o desempenho do braço e do scanner (se aplicável) deve ser verificado. Para confirmar se o desempenho da máquina está de acordo com os requisitos de precisão, o contrapeso passa por uma inspeção de conformidade.

Alinhamento, calibração e certificação

Depois que as sondas do braço foram alinhadas, testes e calibrações são realizados para garantir o cumprimento de quatro valores de precisão especificados no padrão ISO 10360-12:

  1. O teste de comprimento (Euni) : garante que o braço não exceda o erro máximo permitido para comprimento unidirecional. O valor Euni, portanto, reflete mais de perto a maioria das necessidades de medição.
  2. Teste de esfera um (Ldia) : garante que o braço não exceda o erro máximo permitido para o local de articulação. O valor Ldia indica a repetibilidade do braço.
  3. Teste de esfera dois (Psize) : garante que o braço não exceda o erro máximo permitido para medir o diâmetro de uma esfera. O valor Psize representa a precisão das medições do recurso.
  4. Teste de esfera três (Pform) : garante que o braço não exceda o erro máximo permitido para medir a forma de uma esfera. O valor Pform define a precisão da dispersão do braço.

Após este processo de teste e calibração, novas certificações podem ser fornecidas, se necessário.

Programas

Todo o firmware, para o braço de medição portátil e todos os acessórios, precisa ser totalmente atualizado como parte do processo de serviço.

Limpeza

Após o serviço, o interior do braço e todas as caixas, cabos, artefatos e acessórios são totalmente limpos, incluindo a substituição de quaisquer etiquetas, se necessário.

Principais considerações ao fazer a manutenção do seu braço de medição portátil

O intervalo de manutenção recomendado é de 12 meses, mas você pode fazer uma manutenção mais frequente se o braço for usado por muitas horas por dia e / ou em um ambiente hostil.

Dependendo do modelo, tamanho e desempenho do braço, um serviço pode durar entre um e três dias. 

Este conteúdo foi útil para você? Leia também O papel dos dados de qualidade no serviço pós-venda dos fabricantes de engrenagens

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!

Sobre nós

Criada para desenvolver a necessidade do mercado nacional, a ENTERFIX vem conquistando o mundo da metrologia e trazendo soluções em sistemas de fixações e desenvolvimentos específicos viáveis ao setor.

Posts recentes

Curta a nossa página no Facebook!

Confira os nossos produtos oficiais!