Os fabricantes de engrenagens sabem que ter acesso rápido aos dados de metrologia os ajuda a melhorar os processos, eliminar erros e aumentar a produtividade. Mas dados de qualidade também podem desempenhar um papel importante no fornecimento de serviços pós-venda individualizados aos clientes.
Quando se trata de atender melhor aos clientes, há vários benefícios em se ter um registro dimensional digital completo de cada peça da engrenagem. Os dados metrológicos mais ricos não apenas melhoram a qualidade do produto durante a fabricação, mas também informam os serviços pós-venda. Os fabricantes podem, por exemplo, substituir peças de engrenagens danificadas para clientes usando as medidas exatas do original, capturadas no ponto de fabricação.
É importante, no entanto, garantir que a captura de um registro dimensional completo de todas as peças da engrenagem não aumente o tempo gasto na inspeção de qualidade, o que pode ser um problema para os fabricantes que confiam na precisão da sondagem tátil. A resposta é usar um sistema integrado de software e hardware de metrologia em linha.
A inspeção automatizada em linha não apenas reduz o tempo gasto no transporte de peças do chão de fábrica para a sala de metrologia, mas também reduz a necessidade dos operadores de configurar e supervisionar as operações de medição. Dentro de um sistema de manufatura automatizado, os racks de engrenagens são alimentados diretamente em uma célula de limpeza e secagem e, em seguida, no sistema de medição em linha para fixação magnética automática e digitalização de precisão de linha única sem contato. O resultado é a captura repetível de dados de qualidade, realizada por sistemas de metrologia óptica que combinam a alta velocidade com a precisão de uma sonda tátil.
Como um sensor óptico pode contribuir para a qualidade na medição?
Alguns modelos de sensor óptico mais modernos lideram a indústria ao combinar a precisão da sondagem tátil com a velocidade da varredura a laser por meio do uso de tecnologia avançada de medição de distância óptica interferométrica modulada em frequência.
Além de que são particularmente adequados para peças rotacionalmente simétricas ou peças retas com recursos simétricos e se move em uma linha reta na frente das peças da cremalheira, por exemplo, para fazer medições automaticamente com rapidez.
Como um software auxilia no processo de medição?
Para garantir o uso total de seus dados para informar o processo de produção e fornecer atendimento pós-venda aos clientes, os fabricantes podem contar também com um software para medição e análise que inclui uma estrutura de banco de dados para armazenar dados de medição e combina com o software de gerenciamento de automação para controlar um fluxo de trabalho de peças totalmente automatizado.
Gostou do conteúdo? Não deixe de ler também Seis benefícios principais do treinamento de software de metrologia
Como gerenciar a abundância de dados na indústria 4.0 - Enterfix