As pontas de medição possuem bastante relevância para muitos trabalhos em diversos segmentos, e este é justamente o caso da indústria, que utiliza estas ferramentas para obter precisão nas medições.
Independentemente de qual for a demanda que envolva avaliações de medidas em serviços industriais, as pontas de medição conseguem entregar resultados certeiros e confiáveis em diversos serviços.
Entretanto, cada trabalho industrial pode exigir um tipo diferente de ponta de medição para que o resultado da atividade seja assertivo e seja condizente com os padrões normalmente aceitos.
Por isso mesmo, cada indústria deve estar com os seus processos produtivos bem alinhados e atualizados a fim de utilizarem as pontas de medição mais adequadas para os ofícios em questão.
No artigo de hoje, você vai conhecer os diferentes tipos de pontas de medição que são indicados para o uso industrial. Siga a leitura deste conteúdo para descobrir mais detalhes sobre o assunto.
A metrologia na indústria
Na indústria, é recorrente o ato de utilizar os serviços da metrologia para trazer mais exatidão aos processos. Isso engloba, sem sombra de dúvidas, os trabalhos de medição.
Levando esse ponto em consideração, os produtos e serviços desenvolvidos pelas indústrias passam, necessariamente, por etapas de constatação de qualidade.
Ao controlar de perto tudo aquilo que é produzido por uma indústria, a metrologia garante que os processos produtivos estão dentro dos parâmetros de qualidade e segurança aceitos nacional e internacionalmente.
Nada do que é feito na indústria deixa de passar por inspeções e certificações criteriosas acerca da capacidade em cumprir com a função principal para a qual determinado item ou ofício foi designado.
Dessa forma, os melhores produtos e serviços da indústria são oferecidos com a excelência que é esperada pelos órgãos reguladores e que todos os consumidores merecem.
Nesse processo de confirmar a qualidade e a segurança das produções da indústria, é bastante comum que a metrologia utilize as pontas de medição para obter cálculos certeiros.
Nos próximos tópicos, você vai compreender um pouco mais sobre o uso industrial das pontas de medição.
Faça a leitura deste artigo também: O Que Considerar ao Contratar Uma Empresa de Metrologia
Os tipos de pontas de medição usados pela indústria
O dia a dia na indústria requer o uso de equipamentos que sejam capazes de entregar um alto nível de acerto nas atividades. Um bom exemplo destas ferramentas são as pontas de medição.
Existem vários tipos de pontas de medição que podem ser destinados ao uso industrial, dos quais nós vamos explicar em detalhes logo abaixo.
Ponta de medição reta
A ponta de medição reta é o instrumento deste tipo que mais está presente no uso industrial devido à simplicidade e a variedade de trabalhos em que pode ser aplicada. É melhor aproveitada em medições com um contato direto.
A estrutura desta ponta de medição contém um tronco reto que possibilita a aplicação em diversos trabalhos, desde que sejam feitos com um apalpador.
Ponta de medição seca
A ponta de medição seca é um modelo usado pelas indústrias para aferir roscas, linhas gravadas e pontos de referências em suas produções.
Ao adicionar um raio à ponta de medição seca, a exatidão da medição tende a ser mais eficiente.
Ponta de medição em disco
A ponta de medição em disco é bastante utilizada em situações onde é necessário mensurar rebaixos, furos e ranhuras.
No entanto, há um detalhe importante sobre a ponta de medição em disco: ela só trabalha em duas coordenadas, X e Y.
Ponta de medição estrela
A ponta de medição estrela conta com várias pontas, que podem chegar até cinco a depender de cada necessidade na indústria. Dentre estas pontas, a central é móvel e as laterais são fixadas.
A indústria pode recorrer à utilidade da ponta de medição estrela para suprir a incapacidade da ponta de medição reta em algumas situações, como por exemplo na medição total de determinada área.
Ponta de medição hemisférica
A ponta de medição hemisférica é ideal para verificar furos muito profundos em três direções: X, Y e Z. Para isso, apenas uma esfera pode ser usada.
Aqui, o destaque fica por conta da esfera em um grande tamanho, capaz de trabalhar em superfícies classificadas com ásperas.
Ponta de medição cilíndrica
A ponta de medição cilíndrica consegue atuar em superfícies que não seja possível realizar um contato seguramente direto.
Além disso, medições de roscas e furos em cone que precisem de contatos laterais também podem ser feitas pela ponta de medição cilíndrica.
Extensões para as pontas de medição
As extensões para as pontas de medição servem como um anexo para efetuar medições mais longas.
A grande vantagem das extensões para as pontas de medição é a diversidade em modelos para inúmeras demandas.
Os materiais usados para fabricar as pontas de medição
Em se tratando de materiais destinados à fabricação das pontas de medição para uso industrial, alguns deles se sobressaem.
Confira a seguir os quatro materiais mais usados para fabricar as pontas de medição.
Cerâmica
A cerâmica é leve e rígida o suficiente para estar presente em pontas de medição que tenham esferas de 30 milímetros ou mais. Por ter um desvio térmico, a cerâmica funciona bem ao longo das medições na indústria.
Aço inoxidável
O aço inoxidável também é bastante rígido e pode compor as hastes das pontas de medição, favorecendo o uso industrial de esferas com um diâmetro menor do que o comum.
Metal duro
Metais duros possuem uma rigidez acima da média, como o próprio nome já sugere. As principais pontas de medição formadas com este material são aquelas com esferas menores do que um milímetro de diâmetro.
Fibra de carbono
A fibra de carbono, por sua vez, é ideal para constituir as pontas de medição compridas e que careçam de pouco peso em sua estrutura.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber mais sobre os diferentes tipos de pontas de medição para uso industrial.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Enterfix, produzimos sobre pontas de medição, metrologia e outros assuntos relacionados.