A vantagem da integração das informações metrológicas na indústria

A vantagem da integração das informações metrológicas na indústria

Este conteúdo foi produzido com o objetivo de auxiliar o colaborador da indústria, que lida com equipamentos de medição e gostaria de otimizar os processos metrológicos por meio da integração das informações.

Destacaremos alguns exemplos de embaraços que uma gestão manual pode apresentar e, também, dicas de como otimizá-la. Ou seja, a seguir explicaremos a importância da integração das informações metrológicas na indústria. Acompanhe e saiba mais!

Por que é necessário ter processos metrológicos definidos e claros?

A metrologia é muito importante na fabricação de qualquer produto. Isso porque é a parte exata e tangível que garante e comprova a conformidade dos produtos conforme especificações normativas, legislativas e, também, dos processos internos.

A partir dessa visão, a área da metrologia deixa de ser uma “despesa” para ser um “custo” dentro da indústria! Então, podemos compreender que a qualidade do produto final da indústria, muito se deve ao investimento em bons equipamentos, processos sólidos e infraestrutura dentro do laboratório de metrologia, melhores fornecedores para suas calibrações, pessoas competentes e capacitadas e demais recursos dentro dessa área.

Objetivos da gestão metrológica na indústria

Quando compreendemos a importância de uma excelente gestão de equipamentos, alguns desafios surgem, como no dia a dia de qualquer área. Por isso, listamos os três tópicos abaixo e falaremos um pouco sobre cada um:

Empréstimo e localização dos equipamentos

Primeiramente é preciso se questionar se: “Você consegue saber, de forma rápida e assertiva, com quem e onde os equipamentos de sua indústria estão?”. Considerando a rotina, essa é uma pergunta um pouco polêmica entre algumas dúvidas.

Geralmente, mais de um colaborador ou setor são envolvidos no uso dos equipamentos e, com isso, fica difícil rastrear essas movimentações e ter um controle centralizado de todas elas.

Planejamento de calibração dos instrumentos

Todos os seus instrumentos, ou pelo menos aqueles que você identificou como críticos em seu processo, passam por calibrações e verificações intermediárias periódicas.

Para saber a validade de um equipamento e estipular um cronograma de calibrações com seu setor de compras e com seu fornecedor, é necessário essas informações também, centralizadas e confiáveis.

Análise crítica de certificados

Depois que um instrumento é encaminhado para calibração, é necessário realizar a análise crítica do certificado de calibração para conferir se os resultados estão dentro dos critérios de aceitação definidos para aquele processo/equipamento.

Essa análise crítica é fundamental no processo metrológico da indústria, porque dela sai a decisão: definir se o instrumento está ou não conforme e se ele permanece na linha de produção ou não.

Esse processo deve seguir um padrão e ter seus registros devidamente realizados, ou seja, você precisa ter o controle dos resultados, dos critérios e do seu laudo em relação aos instrumentos.

Várias empresas adotam planilhas eletrônicas ou softwares que auxiliam nestes três controles que citei, porém nenhum dos métodos resolve totalmente a situação. O ponto principal é a capacitação e engajamento de todo o pessoal, para manter as informações centralizadas e atualizadas.

Se você está em busca de soluções para metrologia em seu processo produtivo, não deixe de visitar o nosso site e conhecer os nossos produtos!

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!

Sobre nós

Criada para desenvolver a necessidade do mercado nacional, a ENTERFIX vem conquistando o mundo da metrologia e trazendo soluções em sistemas de fixações e desenvolvimentos específicos viáveis ao setor.

Posts recentes

Curta a nossa página no Facebook!

Confira os nossos produtos oficiais!