A área da Metrologia possui termos específicos que estão relacionados aos trabalhos diários em diversas indústrias, onde certas palavras fazem parte do vocabulário de milhares de colaboradores.
Com o mundo globalizado de hoje em dia, é necessário padronizar o máximo de trabalhos possíveis para que a qualidade imposta por órgãos reguladores siga um norte específico com o objetivo de unificar as etapas.
Além disso, é importantíssimo que os trabalhadores entendam minuciosamente cada expressão usada nas atividades e se acostumem a usá-las, criando um ambiente técnico e responsivo.
A boa notícia é que existe um documento que reúne todos os vocabulários da Metrologia e explica cada termo empregado no cotidiano industrial, além de também ajudar toda a equipe na compreensão completa de situações que surgem comumente nas empresas.
No artigo de hoje, você vai entender o que é o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) e como ele pode te auxiliar nos trabalhos da sua empresa. Confira mais logo abaixo e faça uma boa leitura.
O que é o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM)?
O Vocabulário Internacional de Metrologia, ou VIM, é uma espécie de dicionário sobre termos da Metrologia que estão em diversos trabalhos do dia a dia. Nele, também constam diagramas que exemplificam ainda mais os conceitos.
A necessidade crescente de organizar e unificar parâmetros da Metrologia de maneira global nas indústrias foi o que proporcionou o surgimento do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), na metade do século XX.
Outro objetivo deste dicionário era estabelecer uma linguagem universal para que os diversos profissionais envolvidos nos trabalhos pudessem se comunicar com assertividade sobre os termos, prevenindo ruídos nessa comunicação.
Você sabe que, para falarmos a Língua Portuguesa, nós passamos por todo um processo cuidadoso de alfabetização que hoje nos permite, por exemplo, a leitura deste artigo. Com a Metrologia não é diferente: todos significados dos termos da área devem ser compreendidos para que se possa se referir às situações com exatidão.
Portanto, o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) tem importância para os colaboradores, os gestores e os administradores da empresa. Ademais, existe a necessidade de aproximar ao máximo as versões do VIM que são usadas no Brasil e em Portugal, já que se tratam de dois países protagonistas no cenário mundial que falam a mesma língua.
Confira este conteúdo: O Que Considerar ao Escolher um Equipamento Industrial?
Em território brasileiro, o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) entrou em vigência no ano de 2012, por meio da Portaria Inmetro n° 232. A base para a elaboração do documento foi a 3ª edição internacional do VIM – International Vocabulary of Metrology – Basic and general concepts and associated terms – JCGM 200:2012.
A edição de referência possui uma lista numerosa de colaboradores que se organizaram e participaram da sua elaboração: Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC), Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial (IFCC), Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC), Organização Internacional de Normalização (ISO), União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) e Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).
Como o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) é organizado?
O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) é constituído por cinco partes principais, veja quais são:
– Grandezas e unidades;
– Medição;
– Dispositivos de medição;
– Propriedades dos dispositivos de medição;
– Padrões de medição.
Conheça os termos que são mais usados na Metrologia
Dada a relevância do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) nas empresas, é natural que algumas terminologias se destaquem mais do que outras dependendo das demandas que se apresentam.
É importante que você esteja habituado aos vocábulos e às definições e saiba distingui-los, a fim de dialogar com a equipe de maneira eficaz. Veja abaixo uma lista de termos que são mais usados na Metrologia.
Mensurando e Mensurado
Duas das palavras mais utilizadas na Metrologia são mensurando e mensurado, já que naturalmente envolve o trabalho de medir dimensões.
Mensurando diz respeito à ação de algo que está no processo de medição, enquanto o mensurado é algo que já foi medido.
Exemplo: recipiente de água (mensurando) e o volume de água que foi colocado nele (mensurado)
Valor de referência
Aqui, o termo significa comparar um determinado valor com um valor que seja considerado padrão dentro do mesmo gênero de instrumento. Essa referência diminui o risco de erros.
Exemplo: ao calibrar uma balança, se usa muito o peso com valor de referência a fim de averiguar se o resultado da pesagem está mesmo certo.
Grandezas físicas
Tudo o que for possível medir tanto em qualidade quanto em quantidade, é classificado como uma grandeza física. Um grande aliado para medir essas grandezas é o paquímetro.
Exemplo: peças de maquinários, ferramentas, recipientes, fluídos, etc.
Erro de medição
Erros são comuns no dia a dia e na Metrologia ele pode ser definido a partir de uma medição com um valor de referência. Por meio desta ação, será possível notar a discrepância entre o valor indicado e o valor verdadeiro.
Exemplo: um paquímetro diz que a largura de uma peça é 100mm, mas deveria ser 110mm, configurando um erro de medição de 10mm.
Como o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) pode te auxiliar?
Quando os colaboradores e os gestores da indústria têm o conhecimento das terminologias organizadas, a confiança na realização dos trabalhos aumenta, pois todos estão falando a mesma língua, sem ruídos.
É aí que entra em cena o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM): se a indústria possuir este documento em mãos e à disposição de todos, qualquer dúvida pode ser sanada rapidamente.
Além disso, o VIM oferece uma ajuda relevante na padronização dos trabalhos, onde a legitimidade dos resultados de uma medição estará de acordo com os parâmetros internacionais.
Agora que você terminou a leitura, queremos saber: este artigo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente nos comentários. Além disso, faça o compartilhamento deste artigo com os seus amigos.
Para acessar outros artigos como este, basta visitar o nosso blog e conferir os materiais que preparamos sobre vários temas acerca da metrologia.