Proporcionar a conformidade dos equipamentos e instrumentos de medição, utilizados na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço, é fundamental para a qualidade, produtividade e competitividade. A conformidade é evidenciada por meio de ensaios técnicos, dentre esses, a calibração de instrumentos e a declaração da incerteza de medição associada assumem vital importância e se correlacionam nesse objetivo.
Muitos instrumentos de medição e equipamentos são indispensáveis para as empresas e, na hipótese de os mesmos não estarem em conformidade com os requisitos de medição, diversos prejuízos para os negócios ocorrem. Não calibrar um equipamento pode custar muito caro para as organizações devido aos prejuízos com perda de qualidade, queda de produtividade, etc. Todavia, esse procedimento deve ser conduzido com um método adequado e levando em conta todas as fontes de incerteza.
A incerteza de medição declarada na calibração representa a dúvida na determinação do resultado de calibração. O resultado de calibração deve sempre ser analisado em acordo com requisitos de medição definidos para garantir a adequação do instrumento de medição calibrado ao uso pretendido. Acompanhe a leitura a seguir e entenda mais sobre o assunto!
A dúvida na medição dos processos de manufatura
A medição de uma grandeza não é 100% confiável, por melhor que seja as condições e o instrumento ainda existe uma dúvida sobre o resultado. Existem vários fatores que fazem com que seja impossível declarar, com certeza, o resultado de uma medição.
Entretanto, para que um processo de manufatura que depende de instrumentos de medição não sofra com problemas indesejados, é preciso garantir a qualidade dos resultados dessas medições. A incerteza de medição é um indicador quantitativo da qualidade de uma medição.
Resumindo, a incerteza de medição é um parâmetro expresso de forma quantitativa, que indica a qualidade de uma medida. Quanto menor for de uma incerteza de medição, melhor e mais confiável será o resultado. É justamente nesse ponto que incerteza de medição e calibração dos instrumentos estão relacionadas e influenciam diretamente nos resultados dos processos de manufatura.
Analisar a incerteza de medição declarada em um certificado de calibração é fundamental para garantir a confiabilidade e a qualidade das medições. Caso contrário, os resultados obtidos não serão confiáveis, apresentando possíveis variações que comprometeram a qualidade dos processos.
A calibração dos instrumentos de medição possibilita avaliar a qualidade dos resultados de medição fornecidos. Todos os instrumentos de medição, como balanças, termômetros, cronômetros, entre outros, precisam ser calibrados com uma frequência pré-determinada em acordo com critérios técnicos válidos. Afinal, conforme o uso e condições que são submetidos, os instrumentos de medição começar a apresentar erros nos resultados devido ao desgaste natural.
Desta forma, a calibração permite obter informações sobre o desempenho dos instrumentos de medição e indicar as correções necessárias para que o mesmo esteja em conformidade e não comprometa os resultados que dependem desse instrumento.
Usualmente, a calibração é realizada por meio da comparação da indicação do instrumento com um valor de referência fornecido por um padrão. Quando há divergências fora dos limites permitidos, o instrumento precisa de um ajuste ou reparo/manutenção e uma posterior recalibração para evidência a conformidade dos resultados após o ajuste ou reparo/manutenção.