Quando se pensa em o que considerar ao escolher um equipamento industrial, é comum ponderar vários fatores: necessidade, oportunidade, valores, dentre outros. Para fazer a compra de uma nova máquina, é preciso pesquisar com cuidado sobre as opções disponíveis.
Os critérios para escolher um equipamento industrial novo devem ser rigorosos por parte da equipe, já que isso está diretamente relacionado às atividades diárias de produção e pode afetar o desempenho ideal e os resultados.
Errar nessa escolha costuma trazer empecilhos na execução dos trabalhos da indústria, uma vez que a máquina inapropriada para determinada função não fará os serviços de maneira correta, bem como os possíveis defeitos do maquinário vão gastar a matéria-prima envolvida e causar despesas desnecessárias.
Com estes dois pontos destacados, já dá para perceber que é fundamental ser prudente ao escolher um equipamento industrial para otimizar processos e garantir a plena operação de todas as máquinas.
Mas como escolher um equipamento industrial? Nós organizamos este material com vários detalhes para responder essa pergunta e te ajudar na aquisição de uma nova máquina para a sua empresa. Continue na leitura para saber mais.
Equipamento industrial: o que é?
O equipamento industrial é um instrumento primordial para a produção de insumos a partir de procedimentos da indústria que resultam em produtos. A qualidade desta ferramenta precisa estar certificada por órgãos reguladores, a fim de assegurar que os trabalhos ocorrerão sem problemas.
Esse equipamento deve ser, obrigatoriamente, manuseado por profissionais capacitados que saibam como ele funciona e como reagir em casos de mau funcionamento.
Geralmente, um equipamento industrial é integrado com algum conjunto mecânico ou eletrônico, também podendo haver uma combinação entre esses dois elementos. Essa versatilidade é uma vantagem para diversos gêneros de trabalhos.
Como o equipamento industrial é amplamente utilizado nas produções da indústria, seja em trabalhos leves ou pesados, a sua importância se destaca em trabalhos que exigem a padronização, a rapidez e a segurança como atributos principais.
Outro assunto importante: Entenda a Importância da Manutenção Preditiva na Indústria e Como Aplicá-la
Como escolher um equipamento industrial?
Sabendo da relevância que o equipamento industrial tem para os trabalhos da indústria, você já entende que a escolha deste instrumento precisa de atenção redobrada, certo?
Então, agora vamos te auxiliar nessa fase de escolha do equipamento industrial certo para a necessidade do seu negócio. Leia com bastante concentração.
Prefira fornecedores renomados e que forneçam assistência ao equipamento industrial
O primeiro passo para comprar um equipamento industrial é escolher o fornecedor. Recomendamos que você faça uma pesquisa aprofundada no mercado e opte por fornecedores que sejam reconhecidos pelo bom trabalho na fabricação dos instrumentos que você precisa.
É interessante que você prefira o fornecedor que ofereça uma assistência técnica ao equipamento industrial, visto que eles podem apresentar alguma falha ao longo do tempo de uso e carecerem de uma revisão completa.
Estabeleça também um relacionamento saudável com o seu fornecedor de confiança, tendo conversas abertas sobre o equipamento industrial e o progresso que eles proporcionam para a sua empresa. Isso faz toda a diferença no alcance das metas pretendidas com o instrumento adquirido e na condução da indústria.
Saiba quais são as referências sobre o fabricante e o equipamento industrial
Procure por todas as referências possíveis sobre o fabricante, conhecendo a reputação e outros trabalhos relacionados ao equipamento industrial.
Dessa forma, você também conhecerá a qualidade do material do instrumento e se dará para confiar mesmo no trabalho do fabricante.
Fazer essa pesquisa de mercado é importante para entender com qual empresa é possível negociar e que tipo de equipamento industrial se está comprando.
Lembre-se de fazer testes com o equipamento industrial
Para constatar se o equipamento industrial é eficiente, você precisa realizar alguns testes com base nas características técnicas que não podem faltar neste instrumento.
Peça ao fornecedor alguns equipamentos industriais de teste para que você averigue a qualidade do material e se ele está apto a desempenhar as funções necessárias.
Se não for possível receber estes equipamentos para um teste, independentemente do motivo, existe a possibilidade de fazer uma verificação visitando as dependências do visitar o fabricante.
Fique atento à garantia do equipamento industrial e evite transtornos
A garantia do equipamento industrial precisa ser assegurada pelo fabricante, já que estamos falando de uma relação de compra e venda de um produto. Veja se a empresa oferece uma garantia e ponha esse fator na balança para fazer a sua escolha.
Esse ponto está ligado à assistência citada anteriormente, pois o surgimento de um problema no equipamento industrial terá uma solução oportuna por parte da empresa que o fabricou.
Analise a situação financeira da empresa para a compra do equipamento industrial
Se a sua empresa não está em uma situação financeira confortável e mesmo assim precisa trocar os equipamentos industriais, considere comprar aqueles que sejam usados. Para isso, saiba a condição e a lista de manutenções do instrumento.
Há também como fazer o aluguel de equipamentos industriais e isso pode ser a melhor saída para a empresa, enquanto equilibra as finanças para efetuar a compra de um novo equipamento. Neste caso, também deve-se prestar atenção ao estado do instrumento.
O custo-benefício é determinante para a escolha do equipamento industrial
Para completar o processo de escolha do equipamento industrial, o custo-benefício é algo determinante. A pesquisa também é bem-vinda nesta etapa para efeito comparativo dos preços praticados por quem fabrica as máquinas.
Levando em conta o quanto será pago e o quanto de retorno o equipamento industrial trará, será possível pôr na balança os prós e os contras dessa compra para o aumento do desempenho de toda a produção.
Conseguimos te ajudar com essas dicas? Queremos saber a sua opinião aqui embaixo nos comentários. Compartilhe também este artigo com um amigo seu que possa se interessar por este material.
Se você tem vontade de ler mais conteúdos como este, elaborado pela Enterfix, te convidamos a acessar o nosso blog e conferir outros assuntos relacionados.