Transformando a sua capacidade de fabricação com medição sem contato

Transformando a sua capacidade de fabricação com medição sem contato

Tradicionalmente, avaliar a viabilidade de uma nova solução de garantia de qualidade seria, em termos simples, o caso de perguntar “este produto oferece a precisão necessária para medir a (s) peça (s)?”. 

Em outras palavras, a eficácia de uma determinada tecnologia de metrologia era amplamente determinada por sua precisão.

Acompanhe a leitura a seguir e entenda a importância da medição sem contato para o processo produtivo!

Como surgiu a necessidade da medição sem contato?

Obviamente, atender às necessidades de precisão exigidas atualmente no mercado não é menos importante do que antes. 

Precisão e repetibilidade sempre serão fatores cruciais que determinam a funcionalidade e segurança dos componentes e produtos finais. Eles também são essenciais para a eficiência da qualidade e processos de fabricação mais amplos, direcionando da maneira certa na primeira vez e reduzindo o desperdício.

Mas, ao longo dos anos, o mercado de manufatura tornou-se cada vez mais competitivo. À medida que as economias se expandiram, a demanda por mais produtos aumentou. Não só isso, mas há uma demanda crescente por uma maior personalização.

Somando-se a essas pressões, está a crescente consciência do impacto que a indústria e o consumo têm sobre o meio ambiente. A cada ano que passa, parece haver um senso crescente de responsabilidade por parte dos fabricantes para tornar os produtos e processos mais verdes (as pressões do cliente e regulatórias também parecem seguir essa tendência de aumento).

Com essas mudanças e outros desafios, maiores demandas estão sendo colocadas nos departamentos de metrologia. Garantir a qualidade é um trabalho vital, mas não é mais suficiente. 

Como a tecnologia contribuiu para que a medição se tornasse mais eficiente?

A função de qualidade agora está cada vez mais encarregada de encontrar oportunidades para economizar tempo, cortar custos no departamento e ajudar a aumentar a produtividade ao longo do ciclo de vida do produto. 

Para os líderes de mercado, a função de qualidade é fundamental para a agilidade da empresa e impulsionar a expansão para novos mercados.

Naturalmente, a tecnologia de qualidade desempenha um papel fundamental para ajudar as funções de qualidade a enfrentar esses desafios. A boa notícia é que, assim como o mercado está evoluindo, a tecnologia também. 

Desde as primeiras máquinas de medição por coordenadas estacionárias (CMMs) com sondagem tátil, uma infinidade de soluções têm surgido, oferecendo métodos de inspeção sem contato.

Da tecnologia de luz branca cromática, passando por scanners de luz estruturados, a sensores interferométricos, essas soluções em constante evolução estão contribuindo para essa grande mudança na qualidade.

Em primeiro lugar, onde antes os profissionais de qualidade olhariam para uma solução e perguntariam “será que medirá a minha parte?” — agora eles podem olhar para qualquer parte e perguntar “posso medi-la?” Em outras palavras, os avanços tecnológicos em tecnologia sem contato estão ajudando as organizações a expandir suas capacidades de aplicação e entrar em novos mercados, aumentando a competitividade e agilidade.

Devido à grande variedade de soluções sem contato disponíveis, a resposta é “sim!” Um scanner de triangulação a laser é eficaz para a inspeção de peças moldadas antes e depois das etapas de pós-processamento. 

Por outro lado, um fabricante que deseja medir uma lente ótica sensível para um smartphone pode optar por um sensor cromático de luz branca. Esses exemplos nem arranham a superfície da flexibilidade de inspeção e aplicação oferecida pelas tecnologias de inspeção sem contato.

Além disso, as estratégias de medição sem contato são otimizadas para apoiar as metas de produtividade de uma organização. 

Por exemplo, um sensor interferométrico pode capturar 1000 pontos de dados por segundo. Um scanner a laser de linha azul pode oferecer 36.000 pontos por segundo. Claramente, as soluções sem contato podem desempenhar um papel importante nas metas de um fabricante de aumentar o rendimento e agilizar os processos.

Obviamente, diferentes aplicativos requerem soluções diferentes. Às vezes você precisa de métodos táteis, às vezes você precisa do sem contato (embora, dica principal, os líderes de mercado precisem de ambos). 

Mas o avanço contínuo das soluções sem contato está expandindo as opções dos fabricantes e facilitando atender aos principais desafios de qualidade de hoje e de amanhã. 

Portanto, da próxima vez que você ou um colega de qualidade enfrentar um novo desafio de peça, ou inspeção e perguntar “será que posso medi-lo?”, não se esqueça de que a resposta pode ser encontrada na tecnologia sem contato.

Gostou do conteúdo? Para mais informações e dicas sobre metrologia, acompanhe o nosso Blog.

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!

Sobre nós

Criada para desenvolver a necessidade do mercado nacional, a ENTERFIX vem conquistando o mundo da metrologia e trazendo soluções em sistemas de fixações e desenvolvimentos específicos viáveis ao setor.

Posts recentes

Curta a nossa página no Facebook!

Confira os nossos produtos oficiais!