Os modernos scanners 3D avançados são amplamente utilizados no setor automotivo, medicina, arqueologia, museologia e até mesmo forense, a tecnologia de digitalização 3D permite a representação precisa do objeto em formato digital. Modelos tridimensionais são usados com sucesso em processos como controle de qualidade automático ou reprodução de elementos fabricados com o uso de impressão 3D.
Considerando o rápido desenvolvimento tecnológico da indústria e os processos contínuos de automatização da produção, as fábricas inteligentes estão se tornando uma necessidade para as empresas que desejam satisfazer as crescentes necessidades de padrões de qualidade de seus clientes.
Atendendo às expectativas contemporâneas, a SMARTTECH3D apresentou uma solução moderna, SMARTECH3D Robotized, um dispositivo que integra uma tecnologia de digitalização 3D com o braço robótico industrial KUKA. Este sistema é usado para digitalização automática e sem contato, controle de qualidade e engenharia reversa. Todo o sistema SMARTTECH3D ROBOTIZED foi projetado para automatizar ao máximo todos os processos e, assim, minimizar o risco de erros humanos.
A automação do processo de calibração dá ao usuário a garantia de alcançar a precisão de medição declarada pelo fabricante, independentemente da experiência do operador. Isso aumenta a confiabilidade da linha de trabalho e permite uma fácil integração com os sistemas de qualidade da empresa.
Graças à detecção de resolução mais alta do mercado, com duas câmeras de 20MP, o sistema captura perfeitamente até os menores defeitos e detalhes submilimétricos, impossíveis de descrever em profissionais de digitalização 3D padrão. A solução Robotizada SMARTTECH3D será útil na linha de produção, bem como nos estúdios de design.
Leia também: Saiba como se preparar para automação em metrologia.
A demonstração de estreia do dispositivo ocorreu recentemente online. Durante o webinar, os especialistas da SMARTTECH3D apresentaram ao vivo as possibilidades de uma solução projetada para executar um processo completo não tripulado.
As medições automatizadas permitem uma aceleração significativa da medição de grandes coleções de objetos, e a estação de trabalho não requer experiência ou educação técnica do operador. Tal funcionalidade permite reduzir custos de mão de obra e encurtar significativamente o treinamento necessário para que os funcionários comecem a trabalhar com o sistema.
“Todo o processo é tão automatizado que podemos concluir 100% de controle de qualidade para todo o lote em pouco tempo.” assegura Krzysztof Gębarski, CEO da SMARTTECH3D. O coração da solução é o software SMARTTECH3Dmeasure eficiente e fácil de usar, que controla o braço robótico e todo o processo de digitalização 3D. Os algoritmos avançados permitem também o processamento de dados subsequente.
O programa permite criar planos de medição e gerar relatórios de controle com anotações de aprovação/reprovação. Um recurso exclusivo da solução é a capacidade de exibir um mapa de cores de desvios diretamente no objeto digitalizado, criado como resultado da comparação da digitalização 3D com o modelo CAD.
Além de utilizar o dispositivo no setor industrial, devido à possibilidade de escanear a verdadeira cor do objeto, a solução também pode ser utilizada para a digitalização do patrimônio cultural. A automatização do processo aliada à classificação das peças de acordo com seu tamanho, possibilita uma medição 3D segura e não invasiva de todo o acervo de artefatos, resultando em uma documentação precisa do acervo.
Devido à precisão do mapeamento, os dados do scanner 3D podem ser usados com sucesso durante a pesquisa morfológica, para criar um catálogo digital de dados ou para organizar um museu virtual.
Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Entre em nosso site.