Se você é um colaborador da indústria que lida com equipamentos de medição e deseja otimizar os processos metrológicos por meio da integração das informações, deve ler esse artigo com atenção.
Daremos alguns exemplos de problemas que uma gestão manual pode apresentar e, também, dicas para facilitar a gestão. Ou seja, falaremos da importância da integração das informações metrológicas na indústria. Acompanhe e saiba mais!
Por que é preciso ter processos metrológicos bem determinados?
A metrologia é muito importante na fabricação/produção de qualquer produto. Isso porque a metrologia é a parte exata e tangível que garante e comprova a conformidade dos produtos conforme especificações normativas, legislativas e, também, dos processos internos.
A partir dessa visão, a área da metrologia passa de um “gasto” para um “custo” na indústria! Então, podemos compreender que a qualidade do produto final da indústria, muito se deve ao investimento em processos sólidos, bons equipamentos e infraestrutura no laboratório de metrologia, melhores fornecedores para suas calibrações, pessoas capacitadas e competentes e demais recursos dentro dessa área.
Dificuldades da gestão metrológica na indústria
Quando compreendemos a importância de uma excelente gestão de equipamentos, alguns desafios surgem, como no dia a dia de qualquer área. Mas fique tranquilo, separei três tópicos (os que mais vejo acontecer por aqui) e irei falar um pouquinho sobre cada um deles.
Localização e empréstimo dos equipamentos
A primeira pergunta que gostaria de deixar para reflexão é: “Você consegue saber, de forma rápida e assertiva, com quem e onde os equipamentos de sua indústria estão?”. Na rotina, atendendo e conhecendo processos de indústrias de diferentes segmentos, já vi que essa é uma pergunta um pouco polêmica para algumas delas.
Normalmente, mais de uma pessoa e/ou setor são envolvidos no uso de equipamentos e, com isso, torna-se um tanto complicado de rastrear essas movimentações e ter um controle centralizado de todas elas.
Plano de calibração dos instrumentos
Todos os seus instrumentos, ou pelo menos aqueles que você identificou como críticos em seu processo, passam por calibrações e verificações intermediárias periódicas.
Para saber a validade de um equipamento e estipular um cronograma de calibrações com seu setor de compras e fornecedor, você precisa dessas informações também, centralizadas e confiáveis.
Depois que você manda seu instrumento para calibração, é necessário realizar a análise crítica do certificado de calibração para conferir se os resultados estão dentro dos critérios de aceitação definidos para aquele processo/equipamento.
Avaliação crítica de certificados
Essa análise crítica do certificado é uma das etapas mais importantes no processo metrológico da indústria, porque dela sai a decisão: definir se o instrumento está ou não conforme e se ele continua na linha de produção ou não.
Esse processo deve seguir um padrão e ter seus registros devidamente realizados, ou seja, você precisa ter o controle dos resultados, dos critérios e do seu laudo em relação aos instrumentos.
Muitas empresas adotam planilhas eletrônicas ou softwares que auxiliam nos três controles mencionados, porém nenhum dos dois métodos resolve em 100% a situação. O ponto principal é a capacitação e engajamento de todo o pessoal, para manter as informações atualizadas e centralizadas.