Em uma empresa, independente do seu porte e ramo de atuação, a metrologia se faz mais do que necessária. Afinal de contas, ela é responsável por fazer a medição exata e com precisão dos itens fabricados, evitando o desperdício de matéria-prima causado por falhas.
Além disso, é preciso considerar a aplicação dessa ciência nos mais diversos ambientes empresariais, como em um laboratório químico, em que o responsável químico realiza a medição das bactérias contidas em determinada amostra.
Ou, ainda, um motorista de uma transportadora, que precisa acompanhar e controlar o consumo de combustível utilizado ao realizar uma viagem, velocidade, percurso feito, e assim por diante.
Esses são apenas alguns exemplos básicos, que serão melhor aprofundados ao longo desta leitura, sobre a aplicação da metrologia nas empresas, em suas diferentes atuações.
Você vai compreender seu conceito e principais benefícios para as organizações, que adquirem vantagem competitiva, afinal, o uso da metrologia se estabelece como um diferencial tecnológico, entre outros benefícios. Acompanhe a leitura!
Afinal, qual o papel da metrologia?
A metrologia é a ciência da medição, que compreende todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia, independente de qual seja a incerteza. Ela é dividida em três áreas de atuação, sendo:
Para que fique clara a atuação da metrologia nesses setores, vamos abordá-los individualmente.
A metrologia científica é responsável por tratar de pesquisas e metodologias relacionadas ao nível mais alto de qualidade metrológica, de modo a oferecer maior desenvolvimento para as técnicas metrológicas deste setor.
Por sua vez, a metrologia industrial está ligada às ações que possam envolver os sistemas de medição de indústrias e fábricas. Inclusive, uma de suas principais responsabilidades está em controlar o processo produtivo.
Outro ponto de destaque é que essa área deve trazer certificações a respeito da garantia dos produtos e serviços que são ofertados no mercado por determinada indústria.
Já a metrologia legal está relacionada às exigências cujas unidades de medida, às medições, instrumentos e métodos de medição são desenvolvidos por órgãos de competência técnica.
Além disso, os sistemas de áreas como a saúde, meio ambiente e segurança também costumam utilizar a metrologia legal.
Todas essas áreas fazem parte do nosso dia a dia, especialmente o científico e o industrial, ainda que de modo quase que imperceptível, mas ele se dá principalmente na comparação de tamanhos ou medidas de algum objeto, comparação de preços, entre outros.
Mas quando o assunto é o cotidiano das companhias, é importante que essa ciência esteja presente de maneira evidente, por se tratar de um processo de medição que gera vantagens de curto a longo prazo em variados processos, como ficará claro no próximo tópico.
Principais benefícios da metrologia nas organizações
A função principal da medição e seus instrumentos é, em resumo, garantir que o consumidor de produtos ou serviços que demandem algum tipo de medição sejam protegidos.
Afinal de contas, de maneira a garantir a qualidade dos produtos industriais, ter medidas exatas se faz necessário para que o fabricante tenha as dimensões reais de um produto, de modo que os ajustes entre as peças se torne mais simplificado.
Outras possibilidades geradas pela medição correta dos produtos nas empresas são:
A universalidade das peças ou intercambialidade também é um fator de benefício gerado pela metrologia, e mais uma vez pelo fato de que os desvios no processo de produção são identificados prontamente, assim, a possibilidade de reaproveitamento aumenta.
Aliás, a medição e os instrumentos utilizados para essa tarefa são vitais no cotidiano de todo e qualquer tipo de empreendimento.
Isso porque eles são necessários para realizar as avaliações de cunho tecnológico e econômico, mantendo a indústria competitiva no mercado, qualquer que seja seu nicho de atuação.
Afinal de contas, para mostrar seus diferenciais, uma companhia necessita garantir que seus produtos ou serviços sejam da mais alta qualidade, além de inovadores e modernos, cujos processos se mostram confiáveis.
Destacamos aqui a importância e essencialidade de fazer a medição com exatidão para estar um passo à frente da concorrência no quesito competitividade.
Uma vez que a adequação da produção aos padrões internacionais viabilizam resultados excelentes e que geram retornos positivos para o caixa da companhia.
Vale ressaltar ainda que a adoção da metrologia é capaz de garantir o cumprimento de regulamentos e requisitos de desempenho nacionais ou internacionais, que se tornam um diferencial competitivo, como já mencionamos, além de gerar confiança nos consumidores.
Afinal de contas, eles serão os primeiros a notar as mudanças na qualidade dos itens que a empresa oferece, e é a partir daí que são gerados os feedbacks em relação ao produto ou à empresa.
Além do mais, são os resultados de dados obtidos por meio de fontes confiáveis que geram impactos positivos para a criação de novos processos ou produtos.
Em outras palavras, se uma organização planeja fazer a implantação de um projeto com vistas à melhoria, que pode tanto ser um serviço ou o desenvolvimento de um produto, as tendências relacionadas à metrologia são as mais assertivas para gerar confiabilidade e segurança.
Considerações finais
A metrologia é fundamental para qualquer negócio que queira garantir a qualidade de seus produtos, ao mesmo tempo em que eleva sua eficiência, eficácia e valor, que são ganhos desejados tanto por empresas do modelo B2B (business to business), quanto B2C (business to consumer).
Afinal, é dessa maneira que a ciência da medição se torna capaz de analisar seus processos e identificar gargalos que são os possíveis causadores de falhas e retrabalhos em um processo produtivo.
Esses prejuízos geram mais custos para uma organização, o que é algo não planejado e bastante negativo para o caixa, assim como é para o fluxo de trabalho das equipes.
Entretanto, a implementação da metrologia possibilita maior previsibilidade de erros. Deste modo, as tomadas de decisões são mais assertivas e o que antes era um gasto para correções, hoje se torna um investimento que garante melhorias.
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