Dentro do mundo da metrologia, existem dois órgãos importantíssimos que trabalham diariamente na fiscalização de padrões de medidas aceitas em território nacional: o IPEM e o INMETRO.
As empresas que trabalham diariamente com medidas devem se atentar às recomendações feitas pelo IPEM e pelo INMETRO para que seus processos internos sejam cada vez mais precisos e com menos chances de erros.
Afinal de contas, de nada adianta uma empresa operar e desenvolver seus produtos e serviços para os clientes se não seguirem as normas de qualidade que estão convencionadas no nosso país. É aí que entram em cena o IPEM e o INMETRO.
O vínculo entre o IPEM e o INMETRO pode ser visto no exercício de suas funções que visam ajudar os mais diversos negócios no Brasil. Por isso mesmo, é importante entender mais sobre estas duas instituições.
No artigo de hoje, você vai conhecer os detalhes sobre o IPEM e o INMETRO e saber qual é a relação entre eles. Leia com bastante atenção e aproveite o conteúdo que nós preparamos.
Saiba mais sobre o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM)
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) é uma autarquia que faz parte da Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo, que pode ser encontrada em todos os estados do Brasil.
O IPEM se responsabiliza por todas as questões que envolvam qualidade e metrologia, tendo o objetivo claro de garantir que instrumentos estejam sendo utilizados nos trabalhos de maneira correta, conforme as normas vigentes relacionadas à qualidade de produtos e serviços no Brasil.
Dos instrumentos verificados pelo IPEM, se destacam:
– Equipamentos de medição com necessidades de inspeções e calibrações recorrentes.
– Todo e qualquer equipamento que precise de uma certificação do INMETRO.
Desse modo, a análise é feita por especialistas em metrologia do seguinte modo: se o instrumento apresentar algum tipo de irregularidade, o responsável pelo estabelecimento precisará, obrigatoriamente, corrigir esses problemas e será autuado.
O controle de qualidade do IPEM abrange instrumentos como bombas de combustíveis, hidrômetros, balanças, manômetros e muitos outros nas áreas química, alimentícia, farmacêutica, automação industrial e etc., o que demonstra a sua abrangência e importância.
Dessa forma, o IPEM consegue certificar se os consumidores estão com os seus direitos devidamente respeitados, os protegendo contra os riscos de fraudes e qualquer outro tipo de problema.
Portanto, o IPEM faz parte da organização da Defesa do Consumidor por atuar na proteção dos clientes que consomem inúmeros produtos e serviços.
Saiba mais sobre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é uma autarquia da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, que está vinculada ao Ministério da Economia do Governo Federal.
O INMETRO trabalha como uma Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
A missão do INMETRO é estimular as empresas a aumentarem as suas produtividades seguindo procedimentos que visam níveis aceitáveis de qualidade e segurança de produtos e serviços.
Podemos salientar algumas das competências do INMETRO, conforme literalmente descritas no site oficial do governo:
– Executar as políticas nacionais de metrologia e da qualidade.
– Verificar e fiscalizar a observância das normas técnicas e legais, no que se refere às unidades de medida, métodos de medição, medidas materializadas, instrumentos de medição e produtos pré-medidos.
– Manter e conservar os padrões das unidades de medida, assim como implantar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no País, de forma a torná-las harmônicas internamente e compatíveis no plano internacional, visando a sua aceitação universal e a sua utilização com vistas à qualidade de bens e serviços.
– Estimular a utilização das técnicas de gestão da qualidade nas empresas brasileiras.
Então, o papel do INMETRO é mostrar às empresas qual é o caminho correto para desenvolverem trabalhos compatíveis com os padrões aceitos pelos órgãos nacionais, internacionais e até mesmo pelos consumidores.
Você vai gostar de fazer esta leitura também: Como Usar o Método Schumacher Para Definir a Periodicidade de Calibrações
A relação entre o IPEM e o INMETRO
Como você viu até aqui, o IPEM e o INMETRO possuem características que os aproximam bastante e os unem de modo íntimo.
Quando o IPEM fiscaliza determinado equipamento, ele precisa, necessariamente, possuir o selo de lacre e a placa de patrimônio cedidos pelo INMETRO, assegurando que ele esteja em conformidade com os padrões aceitos.
Logo, o IPEM e o INMETRO executam os seus trabalhos de maneira conjunta, fator que aprimora todas as questões sobre a qualidade de produtos e serviços de metrologia.
É perceptível que o IPEM e o INMETRO ajudam a comprovar que os equipamentos utilizados nas empresas estão dentro da normalidade e as suas funções estão completamente adequadas e aceitáveis.
As inspeções feitas pelo IPEM são feitas com certa frequência para que os certificados sejam assertivos e mostrem a realidade das situações relacionadas aos instrumentos de trabalho.
A fiscalização do IPEM pode ocorrer a partir de pedidos das empresas, emergências ou até mesmo denúncias oriundas de dentro da empresa, através dos colaboradores.
O ideal é que a empresa invista em calibrações recorrentes para que os equipamentos e os trabalhos estejam em perfeita normalidade, sem que prejudiquem o dia a dia da empresa. Sendo assim, nenhuma multa poderá ser aplicada e o negócio vai operar sem problemas.
Ou seja, o IPEM e o INMETRO possuem uma relação estreita na condução dos padrões dos mais variados instrumentos e no cumprimento das normas para os produtos e serviços das empresas.
Como os ofícios do IPEM e do INMETRO se associam naturalmente, a tendência é um sempre esteja ligado ao outro, mesmo com o passar dos anos.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber qual é a relação entre o IPEM e o INMETRO.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Enterfix, produzimos sobre metrologia,calibração, automação e outros assuntos relacionados.