A metrologia diz respeito a uma ciência que estuda a medição e oferece uma diversidade de soluções para o nosso cotidiano, mas principalmente para o dia a dia de indústrias.
Isso porque, seja na área da saúde, como em hospitais e farmacêuticas, além dos setores de indústria metal mecânica, mecânica aeroespacial, náutica, fina, e assim por diante, todas elas apresentam seu papel de importância onde forem aplicadas.
É por essa razão que é necessário entender de que maneira a metrologia pode ser inserida no uso diário de empresas e pessoas, afinal, ela tem a responsabilidade de oferecer um parâmetro de qualidade para uma diversidade de produtos e serviços.
Ou seja, é preciso considerar o surgimento das medições em ocasiões não tão óbvias em um primeiro momento, como os produtos consumidos em nossos lares que, ao serem disponibilizados nas prateleiras, têm seu preço definido a partir da aferição precisa do peso de cada um.
Outra situação, e esta se passa quase que despercebida, trata-se do consumo mês a mês de internet e telefone. Para que o valor a ser pago na fatura seja atribuído adequadamente, houve todo um processamento pelo sistema de métricas.
O mesmo vale para o uso de automóveis e demais veículos: os métodos de metrologia oferecem a base mais assertiva para definir o volume de combustível, e por isso se torna possível abastecer o carro corretamente.
Ainda que a metrologia seja uma área que nem todos conhecem, ela está em nosso cotidiano e é decisiva sempre que é necessário fazer a comparação de preços, de tamanhos e verificar a utilidade de um item ou serviço.
Em outras palavras, trata-se de um ramo que fazemos um uso frequente, ainda que percebamos seu uso diário em menor escala.
Isso porque, no cotidiano, todas as considerações realizadas para uma tomada de decisões assertivas passam obrigatoriamente pelas bases das medidas. Essa área fornece o que é necessário para fazermos a melhor escolha, com base em nossas necessidades e intuição.
É pensando nisso que elaboramos este artigo, para que você entenda de uma vez por todas os setores de aplicação da metrologia. Acompanhe!
Para que serve a metrologia, afinal?
Como foi possível compreender até aqui, a metrologia tem uma extensa abrangência no que diz respeito às suas aplicações, mais especificamente na indústria, que é a área especializada em fazer o controle dos processos produtivos.
Do mesmo modo, também garante a qualidade e a segurança dos produtos, além de agir de maneira importante e multidisciplinar na área legal e na ciência, o que consequentemente leva a utilização de outros campos de conhecimento, como:
- Física;
- Química;
- Engenharia;
- Matemática.
Entre muitos outros. O que nos leva, para além da metrologia industrial, a conhecer outras de suas áreas de atuação, que são a metrologia legal e a metrologia científica, campos que vão ser claramente explicados nos tópicos mais abaixo.
Portanto, em resumo, a metrologia é a ciência das medições e reúne aspectos teóricos e práticos do que diz respeito à exatidão daquilo que é exigido no processo produtivo, além de procurar garantir a qualidade de produtos e serviços por meio da calibração e ensaios.
Metrologia industrial
Para começar, a metrologia industrial está diretamente ligada às ações que abrangem sistemas de medição de indústrias e fábricas. Uma de suas principais responsabilidades está no controle do processo produtivo.
Além disso, a metrologia industrial deve se certificar a respeito da garantia dos produtos e serviços que são ofertados no mercado.
No quesito compra e venda, ela se torna indiretamente ligada à metrologia legal por conta das relações de compra e venda existentes nos dias de hoje.
Afinal de contas, como a metrologia industrial se trata de oferecer o melhor produto ao cliente como resultado final, como consequência, ela passa a ter essa ligação com o segundo tipo de metrologia.
Dessa maneira, tudo aquilo que é feito pela indústria, no momento em que passa pela legislação, que é responsável pela mediação de compra e venda, passa a estabelecer com o consumidor uma relação de consumo mais saudável, para ofertar aquilo que ele de fato espera de um produto.
Metrologia legal
Esta é considerada a área mais próxima dos cidadãos, afinal, a metrologia legal possui como principal papel garantir que o consumidor de produtos ou serviços que demandem algum tipo de medição sejam protegidos.
Em outras palavras, esta é uma atividade que é o resultado de exigências obrigatórias que estejam relacionadas à unidades de medida, às medições, instrumentos e métodos de medição, e que, de certa forma, sejam desenvolvidas por organismos competentes.
A credibilidade que é dada ao resultado destas medições, principalmente por serem atividades realizadas em áreas como a da segurança, saúde, meio ambiente ou que envolvam transações comerciais, não pode ser assegurada por uma das partes envolvidas.
Ainda que esta conte com mecanismos e competência técnica para isso. Portanto, é de obrigação de uma instituição de metrologia legal estabelecer transparência entre as partes, valendo-se de leis, ensaios e medições imparciais, e regulamentos técnicos.
Além disso, não somente a área comercial está submetida ao controle metrológico, como também instrumentos de medição para uso em atividades oficiais, como:
- Fabricação de remédios;
- Área médica;
- Radiação;
- Proteção ocupacional;
- Proteção ambiental.
Para isso, é necessário que a metrologia assuma todo um cuidado em relação aos perigos e efeitos negativos que os resultados errados das métricas podem causar à saúde humana.
Ademais, alguns dos instrumentos e produtos pré-medidos submetidos ao controle metrológico que podem ser mencionados a título de exemplo são os veículos-tanque, balanças, pesos e medidores de velocidade.
Como produtos pré-medidos estão os alimentícios, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, cosméticos, entre outros.
Metrologia científica
Por fim, a metrologia científica é aquela que tem vínculo com as pesquisas e metodologias científicas, relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica. Isso deve ser considerado tanto a nível nacional quanto internacional.
Além do mais, essa área também diz respeito ao estabelecimento de padrões de medição, bem como dos instrumentos laboratoriais, e tudo isso de maneira a oferecer maior desenvolvimento, bem como evolução e manutenção das técnicas metrológicas.
Leia mais: A importância da metrologia: cotidiano, saúde e indústria