Por que você deve impulsionar a sustentabilidade com atualizações do sistema de inspeção?

Por que você deve impulsionar a sustentabilidade com atualizações do sistema de inspeção?

A importância da sustentabilidade vem sendo cada vez mais reconhecida no decorrer dos anos. E, por sua vez, passou a ser uma responsabilidade importante para as empresas e se tornará ainda mais essencial nos próximos anos.

Existem inúmeras razões ambientais e de responsabilidade social corporativa para que os fabricantes adotem políticas de sustentabilidade, mas também existem fortes incentivos centrados nos negócios.

Continue lendo o conteúdo a seguir e entenda a importância de incentivar a sustentabilidade no sistema de inspeção do seu processo produtivo!

Por que implementar a sustentabilidade na sua organização?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que pesquisas sobre o impacto das atividades empresariais nas emissões estão sendo realizadas constantemente. Embora isso ofereça oportunidades de melhoria, também significa que as marcas dos maiores poluidores de hoje estão sendo associadas a altas emissões e baixa sustentabilidade. 

O impacto que isso está tendo sobre o comportamento de compra dos consumidores de moda e turismo já é visível e, sem dúvida, o mundo B2B sentirá os efeitos também.

Outro fator é o crescente apetite político por regulamentações mais rígidas. As empresas que se preparam adotando práticas mais sustentáveis ​​com antecedência experimentarão uma transição operacional mais tranquila.

O que tudo isso significa para a manufatura? 

Sem dúvida, a sustentabilidade mudará a cara do setor. E, à medida que entramos na era da Indústria 4.0, a sustentabilidade será uma parte fundamental da iniciativa de transformação digital de uma organização.

De certa forma, as práticas sustentáveis ​​serão um efeito dessas iniciativas, porque a produtividade e eficiência incomparáveis ​​proporcionadas por uma manufatura mais inteligente devem inevitavelmente significar menos desperdício e menos tempo de inatividade. 

Mesmo assim, pensar sobre como impulsionar ativamente a sustentabilidade e colocá-la na vanguarda dessas iniciativas, resultará em maiores benefícios.

Naturalmente, isso envolverá decisões de liderança difíceis e mudanças intensas em toda a empresa, mas aqui estamos procurando oportunidades no departamento de qualidade que podem ajudar a começar a oferecer sustentabilidade e economia. Isso pode ser resumido com um mantra simples: “não há fábrica inteligente sem MMCs mais inteligentes.”

Manter uma máquina de medição por coordenadas (MMC) ao longo de sua vida útil é em si uma prática de sustentabilidade produtiva do ponto de vista de economia de energia e utilização de material no nível de equipamento original de fábrica. 

Uma MMC mantida em boas condições de funcionamento reduz o risco de problemas de medição, o que também ajuda a reduzir o refugo e o retrabalho.

Como impulsionar a sustentabilidade com atualizações do sistema de inspeção?

Uma manutenção regular garante que seu equipamento continue a operar dentro da especificação de consumo de energia prescrita. Atualizar uma máquina com soluções que podem cortar o suprimento de ar quando está ociosa, não é apenas ambientalmente responsável, mas oferece economias significativas em ar comprimido caro.

Os recursos de hardware e software de metrologia estão em constante expansão. Sendo assim, ao longo da vida útil da sua MMC, haverá uma série de maneiras em que sua máquina pode ser aprimorada para se beneficiar de novos recursos e funcionalidade e entregar maiores melhorias de qualidade e produção.

Uma atualização de máquina pode envolver qualquer número de aprimoramentos. Você pode instalar o monitoramento automatizado para garantir que a integridade dos dados de medição não seja afetada por mudanças nas condições ambientais (e você não vai desperdiçar energia e tempo com resultados inutilizáveis). 

Você pode substituir o controlador por um novo modelo, expandindo as opções de sensor da sua MMC e aumentando potencialmente a eficiência das rotinas de inspeção. Ou você pode utilizar tecnologias que automatizam vários aspectos da inspeção, como reconhecimento, alinhamento e carregamento de peças.

Obviamente, as melhores opções de atualização para você depende muito dos seus problemas de qualidade e objetivos de produção. 

Mas o ponto principal a ser destacado aqui é que as atualizações ajudam a aumentar simultaneamente a lucratividade e a sustentabilidade, principalmente ao gerar duas economias principais: tempo e dinheiro. 

Além disso, ao introduzir novos recursos, você estende a vida útil da sua MMC e reduz o risco de descartar prematuramente a máquina devido à obsolescência.

Ao atualizar a máquina e substituir os componentes que chegam ao fim de sua vida útil, você economiza no custo de manutenção e na tentativa de garantir as peças de reposição, que podem ser não apenas caras, mas difíceis e demoradas de encontrar. E atualizando esses componentes antes que eles não sejam mais suportados, você reduz o risco de tempo de inatividade.

Concluindo, qualquer avanço que aumenta a eficiência, reduzindo a programação e os tempos de ciclo, são onde a lucratividade e a sustentabilidade realmente se unem para tornar a fabricação mais inteligente.
Para mais dicas e novidades sobre o universo da metrologia, siga as nossas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!

Sobre nós

Criada para desenvolver a necessidade do mercado nacional, a ENTERFIX vem conquistando o mundo da metrologia e trazendo soluções em sistemas de fixações e desenvolvimentos específicos viáveis ao setor.

Posts recentes

Curta a nossa página no Facebook!

Confira os nossos produtos oficiais!