A importância de manter a inteligência da sua fábrica

A importância de manter a inteligência da sua fábrica

A grande verdade é que a manufatura inteligente não é um destino que você chega e depois senta e aprecia a vista. Sim, existem objetivos que você deseja alcançar, seja aumentar o rendimento, melhorar o tempo de colocação no mercado ou impulsionar a fabricação. Mas quando se atinge esses objetivos, a jornada não termina aí!

E não estamos necessariamente falando aqui de melhoria contínua ou de almejar o próximo nível de produtividade, embora isso seja importante para o crescimento. Estamos falando de manter a inteligência conquistada.

Acompanhe a leitura a seguir e entenda por que você deve tornar a inteligência na sua fábrica uma rotina!

Como manter a inteligência no processo produtivo?

Em muitos aspectos, a fábrica inteligente é como o cérebro humano. Uma infinidade de processos diferentes estão conectados e se comunicando em diferentes regiões. 

Eles são otimizados para analisar dados de forma eficiente, tomando decisões com base nesses dados e usando inteligência para se adaptar de acordo. Mas assim como o cérebro precisa dos nutrientes, exercícios e cuidados certos para funcionar da melhor forma, além de que também precisa dos insumos e da manutenção certos.

Claro, a manutenção normalmente significa manter algo em boas condições de funcionamento. Quando ouvimos a palavra em relação a sistemas de qualidade, podemos imediatamente pensar em trabalho de reparo ou manutenção preventiva. Obviamente, essas atividades são importantes para evitar o tempo de inatividade e manter a máquina e as operações de qualidade em operação. 

Mas ‘inteligente’ é, em certo sentido, um termo relativo; no contexto da fábrica inteligente, a manutenção também significa acompanhar os avanços mais recentes para permanecer inteligente.

Veja o software de metrologia, por exemplo. Enquanto você lê isso, é quase certo que haja um desenvolvedor em algum lugar do mundo trabalhando em alguma codificação ou testando um novo recurso de seu software de metrologia. 

O fato é que os recursos de metrologia são continuamente aprimorados, visto que novas versões são lançadas regularmente com melhorias e remoções de bugs. Então, o que era um software de metrologia inteligente alguns anos atrás, ainda pode ser eficaz, mas já deixou de ser o mais inteligente. Além do mais, eventualmente não é suportado.

Qual é o papel da manutenção na inteligência de uma fábrica?

A manutenção é importante porque mantém os sistemas funcionando da maneira mais inteligente possível. Ele protege seu investimento para você continuar obtendo retornos.

A maneira mais inteligente de manter seu sistema de qualidade é por meio de um contrato de manutenção, pois a preservação garantida de hardware e software significa obter suporte periódico ou reparos oportunos quando necessário e manter-se atualizado com as mais recentes atualizações e inovações de software.

As fábricas e os cérebros são preparados para serem inteligentes, mas sem os devidos cuidados eles podem facilmente seguir o outro caminho! Por isso, vamos tornar e manter a fabricação o mais inteligente possível.

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também Medição em processo impulsiona para uma manufatura inteligente

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário!

Sobre nós

Criada para desenvolver a necessidade do mercado nacional, a ENTERFIX vem conquistando o mundo da metrologia e trazendo soluções em sistemas de fixações e desenvolvimentos específicos viáveis ao setor.

Posts recentes

Curta a nossa página no Facebook!

Confira os nossos produtos oficiais!